'Falta governante para coordenar uma aliança entre o setor público e o empresarial pró-crescimento de Pernambuco', diz Armando Monteiro

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 20/06/2021 às 7:36
X

O ex-senador Armando Monteiro (PSDB) se manifestou, na sexta-feira (18), sobre Pernambuco ocupar a última posição entre os estados para implantação de negócios no Brasil em pesquisa do Banco Mundial.

Para Armando Monteiro, isso é "resultado de uma mentalidade ultrapassada de quem vem governando o Estado e tratando o empreendedor apenas como “alguém de quem se extrai impostos”".

O ex-senador da República acredita que falta uma liderança que promova "a verdadeira aliança entre o setor público e o setor empresarial, facilitando a vida de quem empreende".

“Fico impressionado com a nota que o Governo de Pernambuco divulgou para explicar a pior posição entre os estados do País no estudo do Banco Mundial. Ele diz que a única coisa que depende diretamente do Governo é a abertura de empresas e que neste quesito Pernambuco é o 11°. Ou seja, estão festejando o 11° lugar", afirma Armando, que foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 2002 a 2010.

"Mas o pior, pasmem, a nota diz que agora vai priorizar ações de articulação entre município, Judiciário e setor privado. Ora, um governo que depois de 7 anos diz que só agora vai priorizar essas ações, evidentemente confessa a sua total insensibilidade e a sua alienação. Porque quem está no Estado, quem dialoga com os empresários, sabe que o ambiente aqui para empreender é ruim. É ruim para pagar imposto, é ruim para abrir uma empresa. Então, tudo isto deveria ter merecido há muito tempo uma atenção, uma coordenação do Governo do Estado”, acrescenta Armando Monteiro.

Além de deputado federal, senador e presidente da CNI, Armando também foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo Dilma Rousseff (PT), de janeiro de 2015 a maio de 2016.

Tags

Autor