recursos hídricos

Diogo Moraes comemora início de nova etapa da Adutora do Agreste

A previsão da conclusão é para dezembro deste ano e, além de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe também serão beneficiadas

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 02/07/2021 às 15:00 | Atualizado em 02/07/2021 às 15:05
Notícia
X

O início de mais uma etapa de obras da Adutora do Agreste foi comemorado pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), representante da região na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Na última segunda-feira, o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, anunciou o início de mais uma etapa da ação, o lote 4A, em Caruaru.

A previsão da conclusão é para dezembro deste ano e, além de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe também serão beneficiadas.

As intervenções foram iniciadas nas proximidades da BR 232, atravessarão a via e seguirão pela Avenida Serena e Maria José Lyra (na lateral do Caruaru Shopping), ambas no bairro Indianópolis.

A partir daí, segue pela Rua João Francisco de Moura e atravessa o Rio Ipojuca no local onde está sendo construído o Parque Ambiental Janelas para o Rio, seguindo pela Rua Everaldo Cordeiro de Souza, no bairro Cidade Jardim, até chegar a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Salgado.

“Em meio a um período de tantas dificuldades no cenário econômico mundial, com uma pandemia que chegou para modificar a vida de tantas pessoas, o Governo de Pernambuco mantém o compromisso de ampliar a oferta de água no nosso Estado, dando andamento a obras desse porte da Adutora do Agreste, que serão primordiais para a população ter maior acesso à água", disse.

De acordo com informações da Compesa, no trecho da BR 232, a tubulação será implantada sem que seja necessário abrir o asfalto, ou seja, utilizando um método não-destrutivo de implantação de travessias, semelhante à execução de túneis, sem interferir na superfície e nem no tráfego.

A Adutora do Agreste é considerada uma das maiores obras hídricas em execução no Brasil e vai levar água para dois milhões de pernambucanos.

Com mais de R$ 1 bilhão em investimentos, a ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e Governo Federal.

A adutora vai captar água das barragens abastecidas pela Transposição do Rio São Francisco para atender 23 cidades do Agreste Pernambucano, sendo este o maior sistema integrado de abastecimento de água do Brasil.

Quando estiver em operação, o empreendimento vai beneficiar e melhorar a qualidade de vida de mais de um milhão de pessoas da região.

 

Tags

Autor