vida moderna

Vereador Hélio Guabiraba protesta contra fake news na Câmara do Recife

A Semana Municipal de Conscientização e Combate à Disseminação de Notícias Falsas também vai contar com atividades como distribuição de materiais informativos em vias públicas

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 06/07/2021 às 18:00
Notícia
X

O vice-presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Hélio Guabiraba (PSB), iniciou uma campanha voltada para a importância de combater as fake news.

Hélio Guabiraba é autor da lei nº 18.774/2020, que institui no Recife a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Disseminação de Notícias Falsas a ser realizada anualmente na primeira semana de julho.

No texto que acompanha o projeto que deu origem à lei, Hélio Guabiraba explica que fake news são informações falsas “publicadas em redes sociais como se fossem notícias reais geralmente para defender um ideal ou reforçar um pensamento com a intenção de criar boatos por meio de mentiras e da disseminação de ódio, prejudicando, assim, pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas”.

O vereador salientou que nunca antes foi tão importante falar sobre o assunto porque as fake news podem gerar consequências negativas para a sociedade.

“Hoje conhecidas como fake news, essas informações enganosas podem causar danos à imagem das pessoas e até colocar vidas em risco. Então, diante disso, é muito importante que a população entenda a importância de filtrar as mensagens recebidas verificando o conteúdo de uma notícia duvidosa que receba antes de compartilhar com outras pessoas”, explicou.

Hélio Guabiraba disse que iniciará campanha em suas redes sociais sobre o tema.

“Estamos destacando diversos pontos para chamar a atenção das pessoas. É importante que haja um esforço coletivo e contínuo de análise das informações”, reforçou.

A Semana Municipal de Conscientização e Combate à Disseminação de Notícias Falsas também vai contar com atividades como distribuição de materiais informativos em vias públicas.

Tags

Autor