Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

privatizações

Partido dos Trabalhadores ingressa em ação no STF contra a privatização dos Correios

Jamildo Melo
Jamildo Melo
Publicado em 08/07/2021 às 8:56
Notícia
AGÊNCIA BRASIL
Correios - FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

O Partido dos Trabalhadores pediu à ministra Cármen Lúcia, do STF, a admissão como amicus curiae (“amigo da corte” ou “amigo do tribunal”, pessoa ou entidade estranha à causa, que vem auxiliar o tribunal) na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6635, que trata de inconstitucionalidade da tentativa de privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Na petição enviada, a agremiação afirma que, apesar de a discussão acerca das desestatizações não ser nova, nunca foi enfrentada pelo Supremo Tribunal Federal na perspectiva dos serviços postais e correios aéreos, que possuem tratamento constitucional diferenciado, o que representaria, na visão do partido, um impedimento a sua delegação a entidades privadas.

Com isso, o PT defendeu a inconstitucionalidade da aplicação das regras gerais de desestatização aos Correios, manifestando-se em defesa da interrupção do processo de privatização.

A Procuradoria-Geral da República, em parecer apresentado nos autos, defende a parcial inconstitucionalidade dos dispositivos impugnados na ação, concordando que os dispositivos legais questionados não podem ser integralmente aplicados aos Correios.

Não há data definida para julgamento da ação.

Comentários

Últimas notícias