SAÚDE PÚBLICA

João Campos lança programa de distribuição de absorventes em escolas municipais do Recife

O programa prevê a distribuição de material de higiene íntima para 17 mil alunas da rede municipal de ensino com idade a partir de 10 anos.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 08/07/2021 às 9:59 | Atualizado em 08/07/2021 às 10:03
Notícia
X

A Prefeitura do Recife lança, nesta quinta-feira (08), um programa de distribuição de absorventes para estudantes da rede municipal. O objetivo do programa Ciclo de Cuidado é combater a pobreza menstrual.

O programa prevê a distribuição de material de higiene íntima para 17 mil alunas da rede municipal de ensino com idade a partir de 10 anos e em situação de vulnerabilidade social.

O programa visa tanto combater as perdas pedagógicas causadas pela ausência nas aulas das garotas em idade menstrual, como as infecções causadas pelo uso de material higiênico inadequado. 

A proposta é que essa distribuição seja realizada por meio de equipamentos de reposição instalados nos banheiros femininos.De acordo com a matéria, o Poder Executivo deve promover a distribuição dos absorventes higiênicos em quantidade adequada às necessidades das estudantes.

A pobreza menstrual pode trazer impactos à saúde, como o uso de materiais sem higiene adequada, constrangimento, estresse e causar evasão escolar quando as estudantes deixam de ir à escola.

O projeto foi de autoria do vice-presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) e vai se tornar lei nesta quinta-feira (8).

O prefeito João Campos sanciona a lei, a partir das 11h, na sede da Prefeitura do Recife com a presença do vereador Hélio Guabiraba, gestores, professores, estudantes e demais profissionais da educação.

“No começo da nossa luta em combate à pobreza menstrual, há dois anos, nosso projeto de lei causou muita polêmica porque pouco se discutia a pobreza menstrual no Recife. Há dois anos comecei a debater o direito das mulheres à higiene menstrual, que é uma questão de saúde pública. Foi um marcador importante porque eu trouxe à tona o fato de que algumas pessoas não têm condições de vivenciar a menstruação com saúde. Nosso mandato estava diante de um desafio: mostrar a realidade silenciosa que muitas alunas passavam pela falta de condições de comprar um item básico de higiene”, afirmou o vereador Hélio Guabiraba.

O lançamento do programa poderá ser acompanhado nos canais oficiais da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação no YouTube.

 

Tags

Autor