Covid19,Economia,pernambuco,Política

Final de semana com funcionamento ampliado em bares, restaurantes e shoppings em Pernambuco

Nova fase de medidas tem ampliação no horário de funcionamento dos serviços em Pernambuco por causa da queda dos dados da covid-19.

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/07/2021 às 9:23 | Atualizado em 10/07/2021 às 8:37
X

Atualizada às 22h40

O final de semana será de ampliações no horário de funcionamento das atividades econômicas em Pernambuco. Isso ocorre em razão da flexibilização no Plano de Convivência que está valendo desde a segunda-feira (5).

A nova fase de medidas tem horários limite de funcionamento dos serviços de acordo com as regiões de Pernambuco por causa dos diferentes indicadores da covid-19 em cada local, embora os números estejam em queda no Estado.

 

  • Fiocruz: Brasil tem redução de mortes por covid-19 pela 1ª vez no ano
  • Pernambuco confirma mais 2.190 casos e 45 mortes causadas pela covid-19 nesta sexta (9)
  • Pelo menos quatro municípios de Pernambuco já vacinam a população +18 contra a covid-19

 

Confira os horários:

Bares e restaurantes

Com a flexibilização, na Macrorregião I - que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste - os bares e restaurantes terão funcionamento permitido até às 23h nas sextas-feiras e 22h nos fins de semana. Já nas Macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h às sextas e até 21h aos sábados e domingos.

Os horários para fechamento foram ampliados em uma hora todos os dias.

As apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensas. 

Shoppings

Os centros de compras da Macrorregião I terão os horários ampliados até as 22h nos fins de semana e feriados. Antes, os estabelecimentos só podiam funcionar nesse horário em dias de semana. Já nas Macrorregiões II, III (Sertão do Moxotó e Pajeú) e IV, os shoppings irão funcionar até as 22h nas sextas e até as 21h nos fins de semana e feriados. A diferença nesse ponto é apenas referente à Macrorregião III, que anteriormente tinha os centros de compras funcionando até as 18h em dias de semana, fins de semana e feriados.

Clubes

Os clubes sociais, no Grande Recife e Zona da Mata, podem funcionar até as 23h de segunda a sexta e 22h nos sábados e domingos. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.

 

  • Fernando Monteiro, presidente da Comissão da PEC da reforma administrativa, promete texto melhor e próximo ao ideal
  • Jaboatão dos Guararapes anuncia bloqueio de 60 dias para quem escolher marca de vacina contra a covid-19
  • Anvisa autoriza início de testes da vacina Butanvac em voluntários
  • Voto de Alexandre de Moraes abre caminho para compra de terras por estrangeiros no STF
  • Luciano Bivar diz apoiar candidatura de Datena à presidência
  • No Recife, Carlos Lupi diz a dirigentes partidários que Ciro Gomes é alternativa viável para romper a polarização política

 

Cinemas, teatros, circos e museus

Na macro 1, cinemas, teatros e circos que podiam funcionar das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos, agora vão poder abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passará de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

Os museus e demais equipamentos culturais também terão a carga horária ampliada. Na Macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Antes, a regra de funcionamento era das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, estarão abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Eventos corporativos e sociais

Os eventos corporativos tiveram capacidade ampliada para 100 pessoas (eram 50) e o horário de realização é de 8h às 22h todos os dias.

Os eventos sociais, como casamentos, aniversários e formaturas, foram liberados e têm capacidade limite de 50 pessoas e com proibição de música ao vivo. Podem ocorrer de 8h até as 23h de segunda a sexta e de 8h até as 22h aos sábados e domingos no Grande Recife e na Zona da Mata.

As flexibilizações foram anunciadas durante pronunciamentos dos secretários André Longo (Saúde), Ana Paula Vilaça (executiva de Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Novaes (Turismo).

Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, os eventos sociais estarão permitidos entre 8h e 22h ao longo da semana, e das 8h às 21h aos sábados e domingos.

O número máximo de participantes permitido nos eventos, em todas as regiões, será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor.

“Na macro 1, vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Antes, podiam acontecer até às 21h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos vão poder ocorrer das 8h às 22h na semana, e das 8h às 21h nos finais de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade", afirmou Rodrigo Novaes.

Especialmente para ocasiões como colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, que já estavam permitidos, as novas regras seguem os mesmos horários dos eventos sociais, de acordo com cada macrorregião, e a capacidade permitida nos eventos corporativos. Nesse caso, alimentos e bebidas continuam proibidos. As apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensos.

Fernando de Noronha

Na terça-feira (6), o Governo de Pernambuco anunciou que, devido a mais um registro de queda no número de casos graves de covid-19 no Estado, decidiu autorizar a retomada das apresentações musicais no arquipélago de Fernando de Noronha em horários pré-estabelecidos, bem como a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes do local.

A medida foi adotada, segundo o governo estadual, porque cerca de 99% dos moradores da localidade já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus e a estimativa é que 50% dessas pessoas recebam a segunda dose do imunizante ainda em julho.

Conforme as informações repassadas pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, a partir desta terça-feira (6) os bares do arquipélago poderão ficar abertos até a meia-noite e apresentações de artistas no formato voz e violão poderão ocorrer do meio-dia às 14h e das 17h às 21h. "Apesar das limitações de horários, esse já é um avanço no sentido de contemplar o setor artístico e a retomada da música ao vivo nos bares e restaurantes de Fernando de Noronha, seguindo ainda protocolos sanitários rígidos e ainda sem a realização de grandes festas e shows", afirmou a auxiliar do titular da secretaria, Geraldo Julio (PSB).

Ainda continua proibida a apresentação de bandas no Arquipélago. Caixas de som de alta potência, festas e shows seguem não permitidos.

Ana Paula Vilaça afirmou, ainda, que as mudanças que serão aplicadas em Noronha podem ser considerada uma sinalização para o restante do estado, que pode seguir exemplo do arquipélago à medida que a vacinação for ampliada. "Esse é um avanço, uma conquista, uma sinalização para que, em breve, a gente possa retomar também as apresentações musicais no restante do Estado de Pernambuco, desde que os números da saúde nos permitam avançar", afirmou.

Balanço da covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (09), 2.190 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 102 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.088 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 566.979 casos confirmados da doença, sendo 50.416 graves e 516.563 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente 45 novos óbitos (20 masculinos e 25 femininos), ocorridos entre os dias 1 de agosto de 2020 e essa quinta-feira (8). Além disso, o boletim registra um total de 486.505 pacientes recuperados da doença.

Vacinação

Pernambuco já aplicou 4.670.098 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 1.246.226 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.118.232 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 127.994 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às primeiras doses, foram 3.423.872 aplicações.

Tags

Autor