desenvolvimento regional

Conselho de Biologia debate impacto ambiental e econômico do Arco Viário Metropolitano

Live acontece no dia 27 de junho, às 19h30, no canal do Conselho no YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 23/07/2021 às 18:00
Notícia
X

Para trazer a perspectiva do impacto ambiental do Arco Viário Metropolitano e de como a situação afeta economicamente o estado e as pessoas no projeto atual, o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) vai promover um debate no próximo dia 27 (terça-feira), às 19h30, no canal do CRBio-05 no YouTube.

A live leva o tema “Prevenir ou compensar? Arco Viário Metropolitano, biodiversidade e economia de Pernambuco”, com mediação da conselheira secretária do CRBio-05, Rachel Lyra.

O ponto principal da discussão é em relação ao trecho que vai da BR 101 Norte à BR 404, no limite de Paudalho/São Lourenço.

De acordo com a entidade, essa extensão causa um impacto ambiental prejudicial não só pela mata, mas pelas nascentes ribeirinhas.

“O grande objetivo do CRBio-05 é contestar o impacto ambiental de um dos traçados do Arco porque ele passa justamente pela Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia Beberibe. O projeto atual impacta diretamente na fauna e na flora”, ressalta a representante do CFBio e do CRBio, Eduarda Larrazabal.

O encontro virtual terá a presença de oito convidados/as: secretária Executiva da Semas/PE, Inamara Mélo; presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), bióloga Maria Eduarda Lacerda Larrazábal; professora Bruna Bezerra e professor Enrico Bernard, ambos do Departamento de Zoologia da UFPE; Yuri Marinho, gestor do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (CETAS Tangara); professoras Ednilza Maranhão e Ana Carolina Lins e Silva, ambas da UFRPE; Cinthia Lima, analista ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e gestora da APA Aldeia Beberibe.

“Entre as pautas da discussão estão a situação atual dos planos para o Arco Viário Metropolitano, o impacto de estradas na fauna, o custo de reabilitação da fauna de Pernambuco, o uso sustentável e o território da Mata Atlântica em Pernambuco – manutenção da vida/agroecologia, estoque x perda de carbono e a construção do Arco Viário Metropolitano, estradas, colisões e pandemias e o papel da APA Aldeia Beberibe para Pernambuco”, disse Eduarda Larrazabal.

Arco Viário Metropolitano

Projeto que nunca saiu do papel, o Arco Metropolitano é discutido há 20 anos com o objetivo de desafogar a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Ele pretende ligar Igarassu ao Cabo de Santo Agostinho.

Colocando-se no centro das discussões, o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) diz que é preciso respeitar o meio ambiente, com sustentabilidade.

Tags

Autor