NOVO IMUNIZANTE

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina da Sinopharm contra a covid-19

O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três a quatro semanas entre elas. O produto, já aprovado pela Organização Mundial da Saúde para uso emergencial, é recomendado para pessoas acima de 18 anos de idade.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 26/07/2021 às 13:01 | Atualizado em 26/07/2021 às 13:15
Notícia
X

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, na manhã desta segunda-feira (26), que recebeu a solicitação de uso emergencial para vacina contra Covid da empresa Sinopharm. O pedido foi apresentado pela empresa Blau Farmacêutica, que representa a vacina do laboratório chinês no Brasil.

As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório.

A vacina da Sinopharm é produzida a partir de um vírus inativado. O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três a quatro semanas entre elas. O produto é recomendado para pessoas acima de 18 anos de idade, de acordo com os dados conhecidos até o momento.

O desenvolvimento da vacina não teve estudos clínicos conduzidos no Brasil, o que não impede a submissão do pedido de autorização para uso emergencial ou registro na Anvisa. As pesquisas foram desenvolvidas em países como Argentina, Peru, Emirados Árabes, Egito e China.

Em maio, o imunizante foi aprovado para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com resolução da Anvisa, que regulamenta o uso emergencial de vacinas, o prazo de análise do pedido pode ser de sete ou 30 dias, a depender do caso específico. O prazo de avaliação do pedido de uso emergencial não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência dentro do processo.

 

Tags

Autor