NO SENADO

Fernando Bezerra é aconselhado a deixar liderança do governo Bolsonaro para não prejudicar candidatura de Miguel Coelho em Pernambuco, diz site

Aliados avaliam que alinhamento a Bolsonaro, que tem grande rejeição nas pesquisas eleitorais em Pernambuco, pode prejudicar uma candidatura do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao governo estadual.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 27/07/2021 às 7:53 | Atualizado em 27/07/2021 às 8:03
Notícia
X

Aliados do senador Fernando Bezerra (MDB-PE) o aconselharam a deixar a liderança do governo Jair Bolsonaro no Senado para não atrapalhar a possível candidatura do filho dele e prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), ao governo de Pernambuco nas eleições de 2022. A informação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles.

Segundo a publicação, a avaliação desses aliados é de que, no estado, o alinhamento ao atual presidente da República pode prejudicar a candidatura de Miguel, diante da liderança com folga do ex-presidente Lula (PT) nas pesquisas eleitorais em Pernambuco.

FBC, como é conhecido o senador, teria conversado sobre o assunto com o deputado federal Raul Henry, presidente do MDB pernambucano, e com o ex-deputado e senador Jarbas Vasconcelos, liderança do partido no estado.

FBC negou que tenha a intenção de deixar a liderança do governo, segundo o Metrópoles.

O Blog de Jamildo também apurou que a oposição teme que o PSB, que deverá lançar o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio como candidato a governador, use da mesma tática de 2018 para colar o desgaste do presidente da República na oposição local. Na eleição de três anos atrás, a campanha de reeleição de Paulo Câmara, do PSB, lançou o mote "Turma do Temer" contra o palanque adversário, encabeçado por Armando Monteiro, no PTB na ocasião. Membros do PSB avaliam que, contra a Miguel, será inevitável usar o slogan "Turma do Bolsonaro" para desgastar o opositor.

Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, nessa segunda-feira (26), Bezerra admitiu que tem colocado o nome do filho Miguel como opção de candidato a governador para partidos da oposição. O senador afirmou também que, se Miguel liderar a oposição, desistiria de tentar reeleição ao Senado em 2022.

Giro em Pernambuco

No primeiro dia do giro de visitas a municípios do estado, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) se reuniu nesta segunda-feira (26) com prefeitos da Região Metropolitana do Recife. Ele diz que foi para renovar parcerias e discutir o cenário político para as eleições de 2022.

Acompanhado do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o senador afirmou que o objetivo é construir um ambiente de diálogo para a definição do nome da oposição que será lançado ao Palácio Campo das Princesas.

“Além de colocar o nosso mandato de senador de Pernambuco à disposição das prefeituras, facilitando o acesso a recursos e financiamentos, aproveitamos o recesso para animar o conjunto das forças políticas que atuam na oposição ao governo do Estado e construir um ambiente de diálogo para que, até outubro, após a votação da reforma política, a gente possa nos aproximar da definição do nome que será protagonista deste momento de renovação, esperança e retomada, que Pernambuco quer viver”, disse FBC.

Após encontro com o prefeito de Jaboatão, o senador elogiou Anderson Ferreira para as discussões do futuro político de Pernambuco.

“É uma das mais expressivas lideranças do nosso Estado. Fez uma administração exitosa no primeiro mandato, ganhou o reconhecimento do povo de Jaboatão, sendo eleito no primeiro turno, e certamente cumprirá papel importante no futuro político de Pernambuco. Então, estar aqui ao lado dele, ao lado de André, que é deputado federal com largo trânsito em Brasília, com seu pai, Manoel Ferreira, que é um grande amigo, é uma alegria e a demonstração de que estamos juntos para construir um novo ciclo político em Pernambuco.”

A comitiva de FBC também esteve com os prefeitos de Olinda, Professor Lupércio; de Ipojuca, Célia Sales; e de Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém.

Municípios da Zona da Mata Norte e do Agreste pernambucanos estão na rota da comitiva liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) nesta terça-feira (27). Com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o senador vai a Limoeiro, Timbaúba, Orobó e Paudalho.

Em Limoeiro e Paudalho, o grupo participa de reuniões com os respectivos prefeitos Orlando Jorge (Podemos) e Marcelo Gouveia (Podemos). Na ocasião, também prestigiam o aniversário de emancipação das duas cidades.

Em Timbaúba, acompanhado do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), FBC e comitiva devem se reunir com representantes da Usina Coaf/Cruangi e visitar as instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Policlínica Municipal.

Renovar parcerias, colocar o mandato à disposição das cidades e debater o cenário político para as eleições de 2022 estão na pauta dos encontros políticos da jornada da comitiva ao longo da semana.

Tags

Autor