após escâncalo na CPI

Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin

O diretor Alex Machado Campos considerou que a perda de legitimidade da empresa Precisa para atuar perante a agência pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/07/2021 às 11:30
Notícia
X

A CNN Brasil informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a autorização para a importação da vacina Covaxin, anteriormente expedida em 04 de junho, nesta terça-feira (27).

A decisão veio da Diretoria Colegiada da agência e considerou o descredenciamento da empresa Precisa Medicamentos para negociar a Covaxin no Brasil, segundo anunciado pela farmacêutica Bharat Biotech na sexta-feira (25).

"A medida prevalece até que sobrevenham novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica da manutenção da deliberação que autorizou a importação", escreveu a Anvisa em nota divulgada nesta terça.

O relator da matéria, o diretor Alex Machado Campos, considerou que a perda de legitimidade da empresa Precisa para atuar perante a agência pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação.

Segundo a Anvisa, a decisão também levou em conta notícias sobre o suposto uso de documentos ilegítimos no processo de importação das doses, "o que pode impactar as conclusões quanto aos aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina a ser utilizada na população nacional", descreveu.

A Anvisa informou no voto que acionou a procuradoria jurídica da agência e está promovendo diligências junto à Bharat Biotech e ao Ministério da Saúde.

Tags

Autor