pandemia

Comissão do Coronavírus da Câmara do Recife promete fiscalizar volta às aulas presenciais

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 30/07/2021 às 14:01 | Atualizado em 30/07/2021 às 14:19
Notícia
X

As aulas presenciais da rede municipal estão voltando com grupos escalonados desde o dia 22 de julho, em sistema de rodízio de turmas.

A Comissão de Acompanhamento do Coronavírus realizou uma fiscalização para acompanhar a volta às aulas presenciais e o novo programa de ensino híbrido da Prefeitura do Recife, que envolve atividades presenciais e não-presenciais.

Ao lado do secretário de Educação, Fred Amâncio, e de técnicos das unidades de ensino, os vereadores estiveram nas escolas de tempo integral Maria Sampaio de Lucena, no Ibura, e Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite.

Participaram da fiscalização os vereadores Eriberto Rafael (presidente da Comissão), Marco Aurélio Filho (vice-presidente), Ana Lucia, Tadeu Calheiros e Hélio Guabiraba.

“A Comissão já realizou três reuniões sobre educação. Uma com sindicatos, especialistas e movimentos sociais para ouvir sugestões e duas com o secretário Fred Amâncio para acompanhar as ações voltadas para a educação dos nossos jovens em meio à pandemia”, disse o vereador Eriberto Rafael.

Com investimento de R$ 55 milhões, o programa EducaRecife contempla quatro novos estúdios para gravação de aulas, acesso à internet gratuita, uma nova plataforma para acompanhamento das aulas e interação de estudantes e professores, além da entrega de 42 mil tablets a estudantes do Ensino Fundamental e da Educação Especial e uma nova unidade educacional para aulas digitais, instalada no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), na Boa Vista.

Vereador do Recife pede prioridade na testagem de alunos e professores

O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Tadeu Calheiros, protocolou requerimento solicitando ao prefeito João Campos a prioridade dos estudantes e profissionais de educação da rede municipal de ensino na testagem contra a Covid-19.

De acordo com o pedido do parlamentar, os resultados de casos sintomáticos devem ser entregues em até 24h após o exame.

“Essa medida é fundamental para que a gente possa assegurar a continuidade das atividades de toda comunidade escolar. Sabemos que a pandemia trouxe uma defasagem imensurável a todos esses estudantes, uma vez que o Brasil ficou com os colégios fechados muito mais tempo que a média de todo o mundo. Por isso mesmo, precisamos desta agilidade: caso algum aluno ou funcionário apresente qualquer tipo de sintoma, devemos testar imediatamente e providenciar um resultado em um curto espaço de tempo. Isso vai assegurar, diante de um resultado negativo, a sequência das atividades normalmente. Em situações que o diagnóstico positivo seja confirmado, podemos garantir o intervalo necessário para tratamento e a proteção dos demais. Esse conjunto todo vai gerar uma redução do absenteísmo - evitando novos prejuízos na aprendizagem desses jovens”, detalha Calheiros.

Ao todo, o Recife conta com 320 escolas, que reúnem mais de 92 mil alunos.


Com o final do recesso parlamentar da Câmara do Recife se aproximando, a expectativa é que o requerimento seja posto em votação já nas primeiras sessões ordinárias de agosto.

Tags

Autor