eleições 2022

Bia Kicis ataca TSE por defesa das urnas eletrônicas

No dia em que o TSE divulgou uma nota oficial mais uma vez defendendo que a urna já é auditável

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 02/08/2021 às 11:54 | Atualizado em 02/08/2021 às 12:53
Notícia
X

Nesta segunda, um dia depois das manifestações de domingo, ex-presidentes do TSE desde 1988 se uniram em defesa da democracia brasileira e do voto eletrônico. Em uma nota pública, as autoridades reforçam e garantem à sociedade brasileira a segurança, transparência e auditabilidade do sistema eletrônico de votação.

A deputada federal Bia Kicis reagiu.

"O jornalismo sério questiona, não se submete às narrativas. É um absurdo essa campanha do TSE contra a transparência eleitoral", afirmou a deputada federal, nesta segunda, usando uma fala de um apresentador televisivo ligado ao bolsonarismo com críticas ao órgão.

O projeto polêmico é patrocinado no Congresso justamente pela deputada federal Bia Kicis (PSL/DF). A presidente da CCJ da Câmara Bia Kicis é a autora da PEC 135/2019.

Com a volta dos trabalhos legislativos, o projeto pode ser derrubado no Congresso Nacional. Dez partidos já afirmaram que não aprovam a medida.

Foi para justamente defender o "voto impresso e auditável" nas eleições de 2022 que os bolsonaristas saíram as ruas neste domingo, 1° de agosto, em várias cidades do País.

Em Pernambuco, o principal evento será realizado a partir das 14h na orla do Recife, da Padaria Boa Viagem, ponto de concentração, até o 2° jardim..

"Diversos grupos da sociedade, tais como, empresários, instituições políticas, movimentos conservadores e entidades religiosas estarão unidos e presentes em prol da PEC 135/2019. Essa proposta de emenda à constituição, tem por objetivo a inclusão da impressão do voto para conferência do eleitor no ato da votação eletrônica. Haverá uma urna anexa no qual o comprovante de votação será depositado, após confirmação do eleitor; fato este, que garante a lisura da eleição para todos os envolvidos. Desta maneira, poderemos também auditar a votação quando houver suspeita de fraude, o que não pode ser feito hoje", diz o coronel Meira, presidente do PTB-PE.

"Queremos o melhor para todos os eleitores e ao mesmo tempo, garantir mais segurança daqui para frente", afirmou, o ex-candidato a vereador no Recife.

 

Tags

Autor