ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

PP acerta filiação de Henrique Queiroz Filho e conversa com mais três deputados estaduais para eleições de 2022

Partido é presidido em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 07/08/2021 às 15:30
Notícia
X

O deputado estadual Henrique Queiroz Filho acertou a sua mudança de partido. Ainda no PL, ele está de saída da sigla e irá para o PP na janela partidária de abril de 2022.

O PP é presidido em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

Além de Henrique Queiroz Filho, o PP local conversa com outros três deputados estaduais para tentar as filiações para 2022, sendo dois da oposição, segundo apurou oBlog.

O PP tem a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco, com 11 parlamentares, atrás apenas do PSB.

Eduardo da Fonte quer fortalecer a chapa proporcional da legenda para 2022. O objetivo é eleger até 15 deputados estaduais ou pelo menos manter o número atual.

Na terça-feira (03) passada, o Blog informou que dois deputados atualmente no PP devem sair da sigla por circunstâncias locais nas bases eleitorais.

Dois deputados estaduais podem deixar o PP para as eleições de 2022

Dois deputados estaduais cogitam deixar o PP para a disputa da reeleição nas eleições de 2022 por causa das circunstâncias locais nas suas cidades de base eleitoral.

O partido é presidido em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

Devem deixar o PP para 2022 os deputados estaduais Fabíola Cabral e Fabrizio Ferraz. Em 2018, Fabíola foi eleita pelo PP, já Fabrizio migrou para o partido em 2019, após o PHS, legenda pela qual foi eleito, ser barrado pela cláusula de desempenho das eleições de 2018.

Fabíola tende a deixar o PP por causa da circunstância local no Cabo de Santo Agostinho, onde o seu pai, Lula Cabral (PSB), foi prefeito e perdeu a reeleição no ano passado para o então vice e adversário Keko do Armázem, hoje prefeito pelo PL. O motivo da insatisfação de Fabíola é que Keko é próximo a Dudu da Fonte, como é conhecido o líder local do PP, e o prefeito do Cabo poderá apoiar o parlamentar federal.

Com um eventual apoio do adversário a Eduardo da Fonte, Fabíola Cabral tende a migrar para o PSB e se aliar com outro candidato a deputado federal para fazer um contraponto local ao prefeito Keko do Armazém.

Se Fabíola tende a ir para o PSB, a situação de Fabrizio Ferraz não é a mesma. Isso porque o parlamentar, com base eleitoral em Floresta, no Sertão do São Francisco, tem dois adversários locais na disputa de deputado estadual: Kaio Maniçoba (PP), filho da prefeita Rorró (PSB), e Rodrigo Novaes (PSD), atual secretário de Turismo de Pernambuco e deputado estadual licenciado.

Nos bastidores, a saída de Fabrizio do PP é dada como certa, já que Kaio Maniçoba, ex-deputado federal, será candidato a deputado estadual na legenda de Eduardo da Fonte. Kaio, inclusive, é o atual presidente do IPA, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, comandada pelo PP.

Por sua vez, Fabrizio Ferraz não deve ir para o PSB, partido da prefeita Rorró Maniçoba, mãe de Kaio, e também porque o PSB é aliado de Rodrigo Novaes (PSD), que tentará renovar o mandato na Assembleia Legislativa. Aliados de Fabrizio não descartam que o parlamentar migre para uma sigla de oposição para tentar assegurar a reeleição e fazer frente aos palanques locais de Kaio Maniçoba e Rodrigo Novaes em Floresta.

A cidade sertaneja, inclusive, é conhecida por ter uma das políticas locais mais disputadas de Pernambuco.

Tags

Autor