oposição

Alcides Cardoso cobra João Campos pela retirada das palafitas do bairro do Pina e pede a realocação dos moradores para conjuntos habitacionais

A retirada das palafitas do bairro do Pina e a realocação dos moradores para conjuntos habitacionais foi tema de campanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/08/2021 às 16:00
Notícia
X

O vereador do Recife, Alcides Cardoso (DEM), cobrou o prefeito João Campos que retire as palafitas do bairro do Pina, em fala remota da Câmara Municipal.

“Muitas crianças ao usarem o banheiro de suas casas caem no rio e morrem. Essa é uma questão para se botar na mesa e resolver, o prefeito João Campos precisa resolver e excluir as palafitas do Pina e de outros locais”, cobrou Cardoso.

O pedido gerou debate durante a Sessão Plenária e partiu do requerimento 7060/2021, de autoria do democrata, com a indicação ao prefeito João Campos para providenciar, por meio dos órgãos competentes, a retirada das palafitas na altura da Avenida Antônio de Goes, e a realocação dos moradores desses locais para conjuntos habitacionais do Recife, dentre os já finalizados e os que foram prometidos durante a campanha eleitoral e foram não concluídos.

“As palafitas são o que há de mais desumano na nossa cidade, com famílias vivendo não na linha de pobreza, e sim na de extrema miséria”, declarou Cardoso.

O parlamentar lembrou que, de acordo com informações da Prefeitura do Recife (PCR), aproximadamente 4,7 mil famílias vivem atualmente em casas precárias ou improvisadas, incluindo as palafitas, sem saneamento básico, água encanada e energia elétrica.

Além disso, Alcides Cardoso destacou que a resolução da questão está diretamente ligada ao déficit habitacional na capital pernambucana.

“A própria Prefeitura reconhece que atualmente existe um déficit de 71 mil moradias no Recife, ou seja, pessoas que estão vivendo em invasões, áreas de risco em morros, em vias públicas e nas palafitas que margeiam pontos do rio Capibaribe”, pontuou Cardoso. “De 2017 para cá, pouco mais de mil moradias foram concluídas, bem distante das 71 mil que a cidade necessita”, ressaltou.

O democrata cobrou que a Prefeitura finalize conjuntos habitacionais com obras que se arrastam há anos sem serem concluídas, como o Vila Brasil 1 (São José) e o Conjunto Habitacional do Pilar, e solucione a questão do habitacional Encanta Moça I e II, que está sendo construído no terreno do antigo aeroclube do Recife (Pina) e ainda não definiu a quantidade de famílias que moram em palafitas que serão beneficiadas.

Os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos), Michele Collins (PP) e Felipe Alecrim (PSC) endossaram o pedido do democrata e defenderam a resolução do problema pela Prefeitura.

 

Tags

Autor