vai ao plenário

Joao Campos: 'Voto impresso é tentativa de retrocesso'

Serão necessários pelo menos 308 votos favoráveis, em dois turnos, para a aprovação do texto, que será analisado pelo Plenário em sua versão original

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/08/2021 às 15:27 | Atualizado em 07/08/2021 às 15:33
Notícia
X

No mesmo dia em que a comissão especial da Câmara dos Deputados 'enterrou' a discussão do voto impresso, o prefeito do Recife comentou a iniciativa. Depois, contrariando expectativas, o presidente da Câmara pediu que o projeto fosse levado ao plenário, para apreciação. Serão necessários pelo menos 308 votos favoráveis, em dois turnos, para a aprovação do texto, que será analisado pelo Plenário em sua versão original.

"O debate sobre a volta do voto impresso é descabido, retrógrado e vai na contramão da democracia. Sou contra essa tentativa de retrocesso, que põe em risco o direito do cidadão ao voto secreto, é inadmissível. A urna eletrônica garante o pleito honesto, confiável e auditável", afirmou João Campos.

Nesta sexta-feira, a comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso, aprovou, por 22 votos a 11, o parecer do deputado Raul Henry (MDB-PE) que recomenda que o plenário rejeite o texto.

“A população brasileira, depois de 25 anos da utilização da urna eletrônica, reconhece e testemunha a conquista que ela representa”, justificou Henry.
“Diferentemente do período em que o voto era em papel, não há nenhuma confirmação de uma única fraude nesse período”

Em seu parecer, Henry listou motivos contrários à PEC 135/19, como o risco potencial de fraudes com a manipulações de comprovantes em papel, empecilhos derivados do acoplamento de impressoras em urnas eletrônicas e efeitos diversos sobre o processo eleitoral e os partidos.

Após a publicação do parecer da comissão especial e decorridas duas sessões, a PEC 135/19 poderá ser apreciada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

O texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), determina que o registro de votos em eleições, plebiscitos e referendos será “obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”. A justificativa apresentada pela deputada é permitir eventuais auditorias.

Pouco antes da reunião da comissão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) anunciou em um pronunciamento que a decisão sobre a PEC 135/19 será tomada pelos parlamentares e que a proposta será levada para votação no plenário da Câmara.

Tags

Autor