DIA D

Câmara dos Deputados decide sobre voto impresso nesta terça-feira (10). Tendência é barrar

A impressão do voto é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro, que costuma lançar suspeitas de fraude em relação ao voto eletrônico, sem nunca ter apresentado provas de qualquer irregularidade.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 10/08/2021 às 7:51 | Atualizado em 10/08/2021 às 8:23
Notícia
X

O plenário da Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira (9) a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. O tema foi incluído na pauta da Casa na segunda (8).

A matéria teve o parecer pelo arquivamento, elaborado pelo deputado federal Raul Henry (MDB-PE), aprovado em uma comissão especial na sexta-feira (6), depois de o relatório favorável, do deputado Filipe Barros (PSL-PR), à proposta ter sido derrotado pelo colegiado.

A decisão de levar o voto impresso ao plenário foi do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Apesar de rejeitada na comissão, o regimento permite que Lira leve o texto para manifestação do plenário. Isso porque a comissão especial não tem a palavra final sobre uma PEC.

A impressão do voto é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro, que costuma lançar suspeitas de fraude em relação ao voto eletrônico, sem nunca ter apresentado provas de qualquer irregularidade.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na última quarta-feira (4) a inclusão do presidente Jair Bolsonaro como investigado no inquérito que apura a divulgação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas.

Os 513 deputados vão analisar a proposta de emenda à Constituição com os relatórios elaborados pela comissão. Para ser aprovada, a PEC precisa dos votos de 308 deputados. A expectativa, no entanto, é que o texto seja rejeitado, ou seja, não alcance o apoio necessário e acabe arquivado.

A disputa entre o tema opôs o presidente da República e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, defensor das urnas eletrônicas.

Bolsonaro acusa Barroso de interferir no debate promovido pela Câmara e ameaçou em diversas ocasiões com a não realização das eleições, caso o voto impresso fosse rejeitado.

Comissão especial

Na última quinta (5), os membros da comissão especial da PEC rejeitaram parecer favorável à impressão dos votos, elaborado pelo relator Filipe Barros (PSL-PR) por 23 votos a 11.

Após a derrota do parecer a favor do voto impresso na quinta, o presidente da comissão, Paulo Martins (PSC-PR), chegou a indicar o deputado Júnior Mano (PL-CE) para elaborar o novo relatório.

O parlamentar recusou a função e, com isso, a tarefa foi repassada a Raul Henry (MDB-PE). Ele elaborou um parecer pelo arquivamento da proposta, que alcançou a maioria dos votos da comissão.

A proposta de emenda à Constituição, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), prevê a impressão de votos nas eleições, referendos e plebiscitos.

 

Tags

Autor