privatização

Miguel Coelho envia projeto para criação de empresa municipal de saneamento

TCE barrou licitação para contratação de um parceiro privado para substituir a Compesa

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 10/08/2021 às 13:42 | Atualizado em 10/08/2021 às 14:01
Notícia
X

O prefeito Miguel Coelho informou ao blog que enviou, nesta terça-feira (10), para votação na Câmara de Vereadores, projeto de lei para a criação da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Águas do Sertão (SAAS).

Na prática, o objetivo principal da proposta é a municipalização dos serviços de saneamento básico em Petrolina, que atualmente são controlados pela Compesa, "de forma precária", conforme reclama a cidade.


A nova empresa municipal será vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, que irá organizar logística e corpo técnico para captar e fornecer água para a população.

A SAAS terá autonomia para desenvolver ainda obras para expandir o esgotamento sanitário da cidade, além de criar soluções para a acabar com o despejo clandestino de esgoto no meio ambiente, como ocorre no Rio São Francisco.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a nova empresa municipal terá metas anuais para cumprir. Serão exigidas da SAAS a melhoria na frequência do abastecimento de água e a expansão da cobertura para áreas do município que não tem água nas torneiras e nem coleta de esgoto.

Desde 2018, o prefeito Miguel Coelho busca uma solução para melhorar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

"A gente tentou nos últimos dois anos fazer uma licitação para contratar uma nova empresa para fazer os investimentos necessários. Já estamos cansados com o descaso e despreparo da Compesa com Petrolina. Queremos fazer da SAAS uma das melhores empresas de saneamento do Brasil", disse o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais.

 

Tags

Autor