urnas eletrônicas

Confira como votou cada deputado de Pernambuco sobre o voto impresso

O resultado foi lido como uma resposta à tentativa de intimidação militar por parte do presidente Bolsonaro, com blindados em Brasília

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 10/08/2021 às 22:00 | Atualizado em 10/08/2021 às 23:16
Notícia
X

A Câmara dos Deputados analisou nesta terça-feira (10) a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). O voto sim teve apenas 229 votos favoráveis e 218 votos contrários. O governo Bolsonaro e seus líderes precisavam de 308 votos para aprovar a mudança.

Na bancada de Pernambuco, apenas quatro votos foram dados ao sim, de deputados conservadores. Veja lista abaixo.

Lira pediu que finalmente o tema fosse enterrado, dando uma sinalização aos bolsonaristas que estavam falando em ressuscitar um projeto do Senado.

O texto havia sido rejeitado pela comissão especial por 22 votos a 11, mas os pareceres das comissões especiais de PECs não são terminativos.

O Plenário analisou o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

No dia 5, a comissão já havia rejeitado o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR), cujo substitutivo propunha a contagem pública e manual dos votos a partir de cédulas impressas no momento da votação. No dia seguinte, o colegiado aprovou parecer do deputado Raul Henry (MDB-PE), que recomenda a rejeição também da proposta original.

Câmara dos Deputados
Lista de votos dos pernambucanos - Câmara dos Deputados

Tags

Autor