DEPUTADA FEDERAL

Tabata Amaral acerta filiação ao PSB de João Campos, diz jornal

Deputada federal poderá ser a candidata do partido a prefeita de São Paulo em 2024, segundo o jornal "O Estado de S.Paulo".

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 11/08/2021 às 13:01 | Atualizado em 11/08/2021 às 13:03
Notícia
X

A deputada federal Tabata Amaral (sem partido-SP) deve se reunir na semana que vem com a cúpula do PSB para selar sua filiação ao partido. A informação é do jornal "O Estado de S.Paulo". A legenda é a mesma à qual é filiado o prefeito do Recife, João Campos, namorado da deputada.

Em maio, ela conseguiu autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o PDT, aliado de João Campos no Recife, sem perder o mandato.

Em 2018, Tabata Amaral foi a sexta deputada mais votada do estado de São Paulo, com 264.450 votos, e apoiou Ciro Gomes (PDT) na disputa pela Presidência.

No ano seguinte, porém, ela e outros sete deputados pedetistas tiveram suas atividades no partido suspensas por terem votado a favor da reforma da Previdência, na contramão da orientação da sigla. Para não ser enquadrada na Lei dos Partidos Políticos, que prevê a perda do mandato do deputado que se desfiliar sem justa causa, Tabata alegou ao TSE que estava sofrendo discriminação política.

O PDT suspendeu as atividades da parlamentar por 90 dias, retirou dela a vice-liderança na Câmara e a proibiu de ocupar assentos em comissões.

Segundo o "Estadão", as tratativas com o PSB começaram por meio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que é namorado de Tabata, e avançaram em São Paulo com o ex-governador Márcio França.

A deputada teria recebido dos dirigentes pessebistas, conforme o jornal, a sinalização de que pode disputar a prefeitura de São Paulo em 2024.

Em 2022, em São Paulo, o PSB deverá apoiar a provável candidatura a governador de Geraldo Alckmin, que deve deixar o PSDB e ir para o PSD. O vice na chapa deverá ser o também ex-governador Márcio França, do PSB, reeditando a dobradinha de 2014.

Com um discurso de centro, Tabata deve chegar ao PSB após o partido filiar duas lideranças de peso do campo da esquerda: o governador do Maranhão, Flávio Dino, que deixou o PCdoB e vai disputar o Senado no ano que vem, e o deputado federal Marcelo Freixo (RJ), que saiu do PSOL e é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2022.

Procurada pelo Estadão, Tabata afirmou, por meio de sua assessoria, que vai esperar a publicação do acordão do TSE para se manifestar, que não tem pressa em anunciar seu novo partido e que também conversa com outras siglas além do PSB.

Tags

Autor