Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

abuso

Denúncias e violações contra pessoas idosas, em 2021, já superam mesmo período de 2020

Para realizar denúncias de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 16h ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 12/08/2021 às 15:00
Notícia
Ray Evllyn/Divulgação
A pandemia silenciou muitos idosos e idosas, que ficaram trancados em casa sem a chance de realizar uma denúncia - FOTO: Ray Evllyn/Divulgação
Leitura:

Com exceção do mês de fevereiro deste ano, que apresentou uma leve baixa, em todos os outros meses de 2021, foi identificada uma alta no número de denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

De acordo com o programa, de janeiro a julho deste ano, foram recebidas 795 denúncias, o que representa um aumento de 100% quando comparamos com o mesmo período de 2020, em que foram recebidas 397.

Além dos dados de denúncias, quantificadas pelo programa, também são extraídas a partir destas, as informações de violações, que também apresentam um aumento.

O CIAPPI, somente neste ano, identificou 2015 violências, distribuídas em diversas tipificações.

Já em 2020, foram 913 ações violadoras, mostrando que, em diversos casos, uma só pessoa idosa pode sofrer uma média de até três violações, quando comparamos o número de denúncias com o de violações.

"Neste contexto, os dados demonstram que, em todo o estado de Pernambuco, no ranking de violência de 2021, destacam-se a negligência, violência verbal, financeira, psicológica e o abandono, nesta ordem, com o destaque maior para o crime de abandono, que teve um significativo crescimento, neste ano, pois foram identificados 182 casos e, em 2020, 38 situações".

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, destaca que é importante que todos estejam engajados para proteger a pessoa idosa.

"A pandemia silenciou muitos idosos e idosas, que ficaram trancados em casa sem a chance de realizar uma denúncia. Para minimizar isso, é fundamental que os vizinhos, parentes e amigos estejam atentos ao menor sinal de violência e denuncie", esclarece.

Comentários

Últimas notícias