Nação Pernambuco

Projeto de lei exige sistema vacinal completo para desembarque em Pernambuco

Desembarque só será autorizado com vacinação completa ou teste negativo

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 12/08/2021 às 16:30
Notícia
X

O deputado Romero Albuquerque (PP) apresentou, nesta quinta-feira, 12, um projeto de lei que estabelece que o desembarque de passageiros só será autorizado em Pernambuco mediante apresentação de comprovante de vacinação completa contra o Covid-19 ou de teste negativo para detecção do vírus.

O texto aguarda publicação no Diário Oficial do legislativo estadual.

Segundo o autor, o pedido tem o objetivo de impedir a propagação de variantes do coronavírus pelo fluxo de viajantes.

O parlamentar diz que “não se trata de restringir a chegada de pessoas, mas de tomar precaução a fim de proteger a vida de todos os pernambucanos. É preciso lembrar que, mesmo com a vacinação, a crise sanitária exige a manutenção de medidas de segurança”.

O texto sinaliza que o teste negativo só será admitido se realizado em até 72 horas antes do embarque e enfatiza que será necessário o comprovante de vacinação com a aplicação das “devidas doses, a depender das especificações do imunizante utilizado”, prevendo casos em que uma terceira dose seja necessária.

Romero afirmou que pedirá o apoio dos demais deputados para que o projeto de lei tramite em regime de urgência na Assembleia Legislativa.

Se aprovada, a lei terá prazo de validade: assim que a Organização Mundial de Saúde declarar o fim da emergência sanitária do Covid-19, a exigência será suspensa.

Para garantir o direito a exigir o comprovante, Albuquerque encaminhou requerimentos ao Tribunal de Justiça e à Procuradoria Geral do Estado pedindo que os órgãos trabalhem neste sentido, como aconteceu no Ceará, que conquistou decisão judicial favorável à medida.

No Recife, a vereadora Andreza Romero também protocolou projeto de lei exigindo a apresentação de uma das duas condições pelos viajantes.

Tags

Autor