pedagogia

Em provocação aos bolsonaristas, Lula inaugura busto do educador Paulo Freire

Esquerda e direita usam o nome do educador para se atacar

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 16/08/2021 às 15:48 | Atualizado em 16/08/2021 às 16:23
Notícia
X

Nesta segunda-feira, o ex-presidente fez uma visita em uma das áreas de assentamento na manhã desta segunda-feira (16), localizado na região metropolitana do Recife, Pernambuco.

O ex-presidente Lula defendeu a valorização da agricultura camponesa em visita ao assentamento Che Guevara, do MST, em Moreno-PE, nesta segunda. Na ocasião, foi feito o descerramento do busto de Paulo Freire. A obra é bem tosca.

"Nós vamos recuperar o direito de ser feliz nesse país!" , disse Lula, no evento.

No domingo, Jaime Amorim, da direção nacional do MST em Pernambuco, reapareceu na cena pública e disse que a expectativa da visita de Lula pelos estados era grande.

“Para que possamos aglutinar força e construir as condições políticas para derrotar o governo Bolsonaro, tomar o governo e reconstruir esse país que está sendo destruído pelos fascistas.”, afirmou.

Após a visita ao seu estado natal, nos dias 17 e 18 Lula estará em Teresina (Piauí). Ainda no dia 18, chega a São Luís (Maranhão), onde fica até sexta-feira, quando segue para Fortaleza (Ceará).

Caravana do PT

O ex-presidente Lula chegou ao Estado no domingo, tendo sido recebido por uma comitiva liderada pelo senador Humberto Costa.

"A caminhada da esperança vai começar", escreveu Janja Lula da Silva, a nova senhora Lula.

O deputado Silvio Costa Filho foi receber Lula no aeroporto, ao lado do pai dele. A deputada Marília Arraes também foi receber Lula no aeroporto, bem como o também deputado Carlos Veras.

Nas redes sociais, Lula disse que vem a Pernambuco pregar diálogo.

Na chegada em Recife, o presidente recebeu a acolhida do presidente do PT, Doriel Barros, deputada Teresa Leitão, senador Humberto Costa, companheiros do MST e movimento sindical.

A partir de domingo (15), o ex-presidente Lula tem encontros com governadores, movimentos sociais e sindicais e lideranças regionais em Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

O principal evento do dia do ponto de vista político será o encontro com o governador Paulo Câmara, no Campo das Princesas, com lideranças do PSB. No entanto, de tarde, a agenda será iniciada com uma reunião com petistas do Estado, no hotel onde o ex-presidente ficará hospedado.

A previsão de agenda é que neste domingo ele se reuna com alguns petistas, parlamentares e alguns dirigentes, numa reunião reservada.

Devido à pandemia, não haveria atos políticos públicos. As reuniões com parlamentares, a visita ao assentamento e encontros com movimentos sociais, seguirá protocolos sanitários e de segurança.

 

 

Tags

Autor