PRÉ-CANDIDATO A SENADOR

Senador de Lula? Aliados do ex-presidente veem Silvio Costa Filho à frente dos concorrentes para a vaga em eventual aliança em 2022

Deputado foi o único pré-candidato a senador que se reuniu com Lula no Recife e publicou imagens nas suas redes sociais.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 17/08/2021 às 8:39 | Atualizado em 17/08/2021 às 12:07
Notícia
X

Aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ouvidos reservadamente pela reportagem do Blog na segunda-feira (16) veem mais proximidade do partido e do líder petista com o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) em Pernambuco do que com outros concorrentes ao Senado.

Além de Silvio, são cotados para ter apoio de Lula em uma aliança que poderá envolver o PSB os deputados federais André de Paula (PSD) e Eduardo da Fonte (PP). Os três pré-candidatos a senador se reuniram com o ex-presidente nesta segunda-feira no Recife.

Um integrante da cúpula nacional do PT ouvido pela reportagem disse que o deputado Silvio Costa Filho tem mais ligações em palanques com os petistas, como em 2014 e em 2016. "Em um momento de baixa do PT, em 2016, ele foi o vice de João Paulo no Recife", frisou, sob reserva de fonte, este petista.

Outro fator que pode pesar a favor de Costa Filho é a ligação do pai, o ex-deputado federal Silvio Costa, com o PT. Silvio Costa foi um dos principais defensores da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment em 2016 e chegou a ser vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.

Silvio Costa também é próximo do vice-presidente nacional do PT, deputado federal José Guimarães (CE), que estava no Recife com Lula no domingo e na segunda. O parlamentar petista foi líder e Silvio vice-líder do governo Dilma. Quando passaram para a oposição, com a chegada de Michel Temer ao poder, seguiram nos postos de líder e vice-líder, dessa vez no campo oposicionista.

Um parlamentar do PT de Pernambuco, também ouvido sob reserva de fonte, lembrou que Silvio Costa Filho foi o único dos especulados como pré-candidatos a senador que se reuniu com Lula na segunda-feira e publicou imagens do encontro nas suas redes sociais. Até a manhã desta terça, André de Paula e Eduardo da Fonte não haviam publicado.

Nos bastidores, outro fator que pode pesar a favor de Silvio Costa Filho é a proximidade com o prefeito do Recife, João Campos, do PSB. Em uma possível nova aliança entre PT e PSB para as eleições de 2022 em Pernambuco e em âmbito nacional, a opinião do prefeito do Recife deverá ter influência na discussão local sobre o nome para o Senado, conforme mostrou o Blog no início de agosto.

Tags

Autor