MAPEAMENTO DO VÍRUS

Covid-19: saiba como vai funcionar o programa de testagem da população em Pernambuco. Veja quais espaços e grupos serão priorizados

Programa será lançado pelo governador Paulo Câmara nesta quarta-feira. O primeiro lote, com 200 mil testes, começa a ser distribuído ainda esta semana.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 18/08/2021 às 8:32 | Atualizado em 18/08/2021 às 8:39
Notícia
X

O Governo de Pernambuco lança, nesta quarta-feira (18), o TestaPE, programa de testagem em massa da população para detectar a covid-19.

Segundo o governo, o objetivo é garantir que, em seis meses, 10% dos moradores de todo o estado sejam testados.

O investimento no programa é de R$ 10 milhões, para a compra de 1,4 milhão de testes de antígeno. 

O primeiro lote, com 200 mil testes, começa a ser distribuído ainda esta semana.

O programa será feito com testes rápidos de antígeno. O governo fará o treinamento de multiplicadores dos municípios e regionais de saúde para a realização de testagem para covid-19 na população em locais estratégicos dos municípios, a partir de parcerias com entes públicos, privados e do terceiro setor.

Meta gradual

A meta é alcançar a cobertura de 10% da população residente de Pernambuco testada com testes rápidos de antígeno até fevereiro de 2022.

A testagem será de forma gradual e escalonada.

Até 30 de setembro, a meta é testar 1,5% da população. Em seguida, em 31 de outubro, o objetivo é chegar a 3%. Em 30 de novembro, 4,5% dos pernambucanos testados. Em 31 de dezembro, o índice deve ser de 6%. Já em 31 de janeiro de 2022, o objetivo é que a taxa de testagem seja de 8%. Por fim, os 10% planejados deverá ser alcançados em 28 de fevereiro de 2022.

Será entregue aos municípios na primeira etapa o quantitativo de testes referente a 2% de sua população. 

Prioridades

O programa também tem três eixos de atuação simultânea para a testagem.

Eixo 1: Ampliação da oferta de testagem com equipes de saúde para público sintomático, contato de caso confirmado e gestantes, a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de coleta e Serviços de urgência e emergência, com equipes de saúde já existente nestes serviços.

Eixo 2: Busca ativa de casos novos na população geral em locais com grande circulação de pessoas (exemplos: mercados públicos, terminais integrados, estação de metrô, centros comerciais, aeroporto, TIP, orla, parques), com realização dos testes por equipes volantes (1 técnico de enfermagem, 1 enfermeiro, 1 digitador/administrativo);

Eixo 3: Ampliação da oferta de testagem para trabalhadores de serviços públicos, privados de utilidade pública e do terceiro setor por meio de parcerias. A exemplo da Secretaria de Educação, Segurança Pública, Sistema Prisional, segmentos alvo do terceiro setor (pop. vivendo com HIV/AIDS, pop. em situação de rua, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+) e trabalhadores de serviços privados de utilidade pública (exemplos: cooperativas de táxi, motoristas de aplicativos, empresas de transporte urbano, associação de hotéis, pousadas, bares e restaurantes) com locais de coleta a serem definidos com os parceiros, com a realização dos testes por equipes volantes (1 téc. de enfermagem, 1 enfermeiro, 1 digitador/administrativo) ou equipes de saúde do próprio parceiro.

Todos os resultados dos testes deverão ser registrados no sistema estadual e no e-SUS Notifica, segundo a decisão do governo.

Assim como ocorre com as vacinas, haverá uma pactuação do quantitativo de testes a ser distribuído para cada município pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, atingindo o quantitativo final correspondente a 10% da sua população residente (com base na população de 2020 estimada pelo IBGE utilizadaspelo TCU).

Tags

Autor