DEPUTADA ESTADUAL

Clarissa Tercio pontua em pesquisa da Plural para o Governo de Pernambuco e pode ser alternativa para bolsonaristas em 2022

Deputada evangélica é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Pernambuco, mas tende a disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa,

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/08/2021 às 8:01 | Atualizado em 19/08/2021 às 17:35
Notícia
X

A deputada estadual Clarissa Tercio (PSC) oscilou entre 3 e 5% das intenções de voto para o Governo de Pernambuco em pesquisa do Instituto Plural, divulgada com exclusividade pelo Blog de Jamildo nesta quarta-feira (18).

Clarissa é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro e considerada uma das alternativas para ser a candidata bolsonarista ao Governo de Pernambuco.

"Sou muito grata aos pernambucanos pela lembrança do meu nome para disputar o Governo do Estado. Isso mostra a confiança dos pernambucanos, no trabalho que venho desenvolvendo junto ao mandato que exerço, na Assembleia Legislativa, a identificação com as nossas pautas, a luta em defesa do interesse público, da família e seus valores e o compromisso que tenho junto ao povo de Pernambuco e ao Estado, além do forte desejo de mudança dos pernambucanos", afirmou a deputada, em nota ao blog.

Além delas, a direita radical avalia o nome do Coronel Meira (PTB) para a disputa.

No entanto, Clarissa Tercio tende a disputar a reeleição para deputada estadual, segundo apurou o Blog. A parlamentar pretende fazer dobradinha com o marido, o vereador do Recife Junior Tercio (Podemos), que deverá ser candidato a deputado federal.

Clarissa, inclusive, já recebeu o convite do presidente do Podemos em Pernambuco, deputado federal Ricardo Teobaldo, para se filiar ao Podemos, se quiser sair do PSC na janela partidária de março de 2022.

Clarissa Tercio aparece em quatro cenários na pesquisa da Plural.

No primeiro deles, Humberto Costa teria 9% e Geraldo Julio 8%, seguidos por Miguel Coelho com 7% e Anderson Ferreira com iguais 7%. Clarissa Tércio, do PSC, aparece com 3%, enquanto 11% disse não votar em nenhum deles, 8% disse votar nulo e 13% não soube ou não respondeu.

Em outro cenário, com Raquel Lyra na disputa em segundo lugar com 11%, Marília Arraes chegaria a 36% das intenções de voto, em um cenário em que não haveria nem Anderson Ferreira nem Miguel Coelho em jogo. Neste cenário, o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio aparece com os mesmos 11% de Raquel Lyra e Clarissa Tercio sobe para 4% das intenções de voto. 15% não votaria em nenhum dos nomes. 9% iria de branco ou nulo. Não sabe ou não respondeu teria 14%.

Em uma terceira simulação da pesquisa, Marília Arraes iria a 42% das intenções de voto contra 12% de Geraldo Julio, em um cenário em que não haveria nem Anderson Ferreira, nem Raquel Lyra nem Miguel Coelho. Clarissa Tércio teria os mesmos 4% das intenções de voto neste cenário. 18% não votaria em nenhum deles, 10% iria de branco ou nulo e 15% não sabe não respondeu.

Em um cenário em que Anderson Ferreira participaria da disputa, mas sem Raquel Lyra no páreo, a petista Marília Arraes aparece na frente com 41% e Geraldo Julio teria 11%. Neste cenário, Anderson Ferreira, do PL, teria 6% das intenções de voto e Clarissa Tércio manteria os mesmos 4% dos outros cenários.

Grau de conhecimento

A pesquisa da Plural também indagou os entrevistados sobre o grau de conhecimento dos candidatos.

A deputada estadual Clarissa Tercio é "muito conhecida" por 3% dos entrevistados. Já 5% afirmam conhecê-la "mais ou menos", e 13% conhecem a parlamentar "só de ouvir falar". Por sua vez, 80% dos entrevistados "nunca ouviu falar nela".

Os números percentuais podem passar eventualmente de 100% por causa dos arredondamentos.

Tags

Autor