juntos e misturados

Fiscalização tenta inibir aglomerações na Zona Norte

A operação foi intensificada após registros de festas irregulares, principalmente no bairro da Bomba do Hemetério.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 21/08/2021 às 14:51 | Atualizado em 21/08/2021 às 15:07
Notícia
X

A fiscalização conjunta dos órgãos do governo do Estado e Prefeitura do Recife, realizada na noite desta sexta-feira (20) e madrugada do sábado (21) diz que evitou aglomerações em vários pontos da Zona Norte do Recife.

A operação foi intensificada após registros de festas irregulares, principalmente no bairro da Bomba do Hemetério.

Pela Prefeitura do Recife participaram da ação: Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Guarda Civil Municiipal, CTTU, Brigada Ambiental, Vigilância Sanitária e Procon. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Procon estadual atuaram pelo governo do Estado.

A operação começou por volta de 20h da sexta-feira, na Bomba do Hemetério.

Agentes da CTTU montaram blitz nas entradas do bairro para fiscalizar a entrada dos "paredões" - sistemas de som móveis que são colocados nas vias durante as reuniões.

O comércio informal de comidas e bebidas foi orientado a funcionar até 21h.

Já bares e restaurantes puderam operar até 0h, como prevê o decreto estadual de flexibilização das atividades sociais e econômicas.

Agentes da Secon, Procon e Vigilância Sanitária realizaram vistorias em estabelecimentos da localidade para verificar licenças e condições sanitárias. Um clube local foi interditado pelo Procon estadual por irregularidades.

Equipes de Secon recolheram objetos que obstruíam o passeio público e até uma câmara frigorífica abandonada na calçada da Rua Bomba do Hemetério, que, segundo moradores, servia para que frequentadores das festas irregulares retirassem pedaços de metal e vidro que eram usados em brigas.

Na operação foram realizadas, após 0h (horário limite de funcionamento, segundo o decreto estadual), dispersões em estabelecimentos como bares e espetinhos. Não apenas na Bomba do Hemetério, mas em localidades como Alto Santa Terezinha, Alto José do Pinho, Linha do Tiro e Macaxeira.

"A população atendeu ao chamado que fizemos ao longo da semana para que não houvesse aglomerações devido ao estado da pandemia, que ainda inspira cuidados por parte de todos nós. E conseguimos cobrir não só a Bomba do Hemetério, mas várias localidades da Zona Norte onde ocorriam eventos do tipo. A ação vai continuar nos próximos dias e é importante que todos se conscientizem e façam sua parte", disse a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

Tags

Autor