POSSÍVEL EVENTO-TESTE

Governo de Pernambuco decide nesta semana se jogo da Seleção Brasileira terá público na Arena

O setor de hotéis aguarda a definição com expectativa de ampliar a movimentação em setembro.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 23/08/2021 às 8:30 | Atualizado em 23/08/2021 às 8:59
Notícia
X

O Governo do Estado decide nesta semana se o jogo da Seleção Brasileira na Arena de Pernambuco no dia 09 de setembro terá público ou não.

O jogo contra a seleção do Peru pelas Eliminatórias da Copa de 2022 é tratado nos bastidores como um possível evento-teste para liberação posterior de público nos estádios.

Segundo apurou o Blog, caso haja público, além da limitação do número de pessoas a 30% da capacidade da Arena, o acesso deverá ser restrito a quem recebeu duas doses da vacina contra a covid-19 ou recebeu uma dose e apresentou teste negativo de covid até dois ou três dias antes.

O governo também elabora um aplicativo, em parceria com empresas privadas, para eventos. O primeiro teste da plataforma poderia, inclusive, ser o jogo na Arena. O aplicativo faria a checagem dos dados e documentos apresentados sobre a vacinação e a testagem e ajudaria a evitar aglomerações na entrada do estádio.

A definição da abertura para o público ocorrerá apenas após um parecer da Secretaria de Saúde de Pernambuco, que, apesar de ter enfatizado a queda nos indicadores da covid-19 no estado nas últimas semanas, teme o avanço da variante Delta, que é mais transmissível, em caso de aglomerações.

Nos bastidores, membros da Secretaria de Turismo, responsável pelo gerenciamento da Arena, têm demonstrado otimismo para a liberação. Mesmo assim, uma ala do governo teme cenas repetidas sobre as aglomerações vistas com a liberação de público, por exemplo, em Belo horizonte, na semana passada. A gestão da capital mineira recuou da flexibilização em menos de uma semana, após desrespeito aos protocolos.

Um dos maiores defensores da liberação do público nas negociações tem sido o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho.

Já o setor de hotéis aguarda a liberação com expectativa de ampliar a movimentação em setembro. "Se houver público, podem vir pessoas de estados vizinhos do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, e isso pode contribuir para o crescimento do setor. Fomos muito abalados com a pandemia, tem havido recuperação agora em 2021, mas ainda não é a mesma coisa. Precisamos de eventos também para levantar os hotéis e fortalecer a geração de empregos", diz um proprietário de hotel do Recife filiado à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), sob reserva.

Tags

Autor