EX-PRESIDENTE

No Ceará, Lula se reúne com Cid Gomes, Tasso Jereissati e Eunício Oliveira

Na viagem ao Nordeste, que começou no dia 15 no Recife, Lula tem buscado contatos com aliados do PT e também com opositores ao PT, desde que sejam contra Jair Bolsonaro (sem partido).

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 23/08/2021 às 13:11 | Atualizado em 23/08/2021 às 13:14
Notícia
X

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (23), em Fortaleza, no Ceará, com lideranças políticas para discutir o momento do Brasil.

Após no fim de semana se encontrar com lideranças da esquerda, incluindo o governador Camilo Santana (PT), Lula se encontrou nesta segunda com o senador Tasso Jereissati (PSDB), opositor do PT, e com o ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB). Além deles, também houve agenda de Lula com o senador Cid Gomes (PDT), irmão de Ciro Gomes, provável candidato do PDT a presidente.

Na viagem ao Nordeste, que começou no dia 15 no Recife, Lula tem buscado contatos com aliados do PT e também com opositores ao PT, desde que sejam contra Jair Bolsonaro (sem partido).

No Ceará, as agendas com Tasso Jereissati e Cid Gomes são consideradas como surpresas por não estarem na programação inicial e por serem os dois membros de legendas que, no passado ou atualmente, têm algum tipo de rusga com os petistas em nível nacional.

O encontro com o senador Tasso Jereissati é considerado nos bastidores como o mais surpreendente. Tasso é um dos líderes nacionais do PSDB, partido que polarizou as disputas com o PT pela Presidência da República entre as eleições de 1994 e 2014, por 20 anos.

O encontro ocorreu, segundo o jornal Diário do Nordeste, em um endereço do senador cearense. Tasso tem evitado encontros presenciais durante a pandemia de covid-19, inclusive participa apenas de forma virtual das sessões da CPI da Pandemia, da qual é titular. Isso é mais um motivo para a relevância do encontro, haja vista que o senador abriu as portas para Lula, a quem faz oposição, mesmo na pandemia. Tudo com o objetivo de abrir o diálogo em oposição ao governo Bolsonaro.

Já o encontro de Lula com Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, foi intermediado pelo governador Camilo Santana (PT). A agenda se deu na residência oficial do Governo do Ceará.

No Ceará, PT e PDT mantém uma aliança desde a primeira eleição de Cid ao governo cearense em 2006. No entanto, para 2022, a aliança está incerta diante das duras críticas do ex-ministro Ciro Gomes a Lula e ao PT.

Cotado para disputar o Senado em 2022, o governador Camilo Santana é do PT e, ao mesmo tempo, é próximo a Ciro Gomes. Não se sabe se o candidato ao governo na chapa de Camilo seria um petista, indo para o embate contra o PDT, ou se a aliança se repetiria, com o nome dos pedetistas, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, como postulante ao Palácio da Abolição.

Por fim, Lula almoçou com o ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), que já apoiou Lula em outras eleições e já antecipou o voto no petista em 2022. O emedebista já disse que será candidato em 2022, seja a governador, senador ou, o mais provável, a deputado federal. A decisão de ir para as urnas novamente se deu após conversas com a família e com Lula.

Destinos

Após o Ceará, Lula embarca para o Rio Grande do Norte, onde cumpre agendas nesta terça-feira. O estado é governador por Fátima Bezerra (PT), que deverá tentar a reeleição em 2022. O ex-presidente já passou por Pernambuco, Piauí e Maranhão, além do Ceará, onde está.

Na quarta e na quinta, Lula fecha o giro pelo Nordeste com agendas na Bahia, estado do governador Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT), nome da legenda para disputar o governo estadual em 2022 na sucessão do atual gestor.

Tags

Autor