ELEIÇÕES 2022

Com Miguel Coelho no DEM, chances de FBC disputar Senado na chapa do PSB em 2022 diminuem, avalia Frente Popular

Nos bastidores, especulava-se a possibilidade do líder do governo Bolsonaro no Senado volta a se aliar ao PSB.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 26/08/2021 às 10:45 | Atualizado em 26/08/2021 às 10:50
Notícia
X

Aliados do PSB avaliam que, com a ida do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, para o DEM, as chances do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) retornar à Frente Popular caem "drasticamente".

Membros de partidos aliados ao PSB ouvidos sob reserva pelo Blog observam que o movimento de Miguel para o DEM consolida sua disposição em disputar o Governo de Pernambuco, enquanto no MDB, partido mais ao centro, haveria possibilidade do grupo dos Coelhos se flexibilizar para uma aliança. O DEM é de oposição ao PSB, enquanto o comando do MDB local é aliado ao governo Paulo Câmara.

"As chances de Fernando disputar aliado ao PSB reduzem, mas em política nada é impossível", diz, sob reserva, um dirigente de um partido da Frente Popular.

Para integrantes do PSB, a tendência agora é que a disputa pela vaga do Senado na chapa do PSB se acirre entre os deputados federais André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos). O nome do governador Paulo Câmara também é especulado para o Senado nos bastidores.

"Agora, com Fernando fora do páreo, a disputa vai se intensificar entre esses três aliados e talvez até surjam outros nomes. O nome de Paulo Câmara poderia ser um pacificador, mas é difícil o PSB ter candidato a senador e a governador. Mas sem FBC acabou a fumaça branca (da paz) entre esses pré-candidatos", afirma um parlamentar do PSB, sob reserva de fonte.

Além de ter ajudado a eleger todos os senadores de Pernambuco desde 2010, o palanque do PSB em 2022 poderá ter a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), maior cabo eleitoral de Pernambuco, segundo pesquisa da Plural revelada pelo Blog de Jamildo na semana passada. Silvio Costa Filho e Eduardo da Fonte, por exemplo, são mais propensos a usarem o slogan de "senador de Lula".

Pelo PSB, mais cotado para ser o candidato a governador de Pernambuco é o ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Julio.

Tags

Autor