mundo do direito

Pesquisa Exatta mostra que influencia à esquerda ou à direita afasta votos na eleição da OAB

Pleito ocorre em novembro e mostra categoria dividida. No entanto, influência política é descartada por eleitores

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/08/2021 às 15:43 | Atualizado em 27/08/2021 às 16:21
Notícia
X

Não se sabe se por conta dos tempos de polarização nacional na política, mas a pesquisa de opinião Exatta em torno das intenções de voto para a eleição interna da OAB mostra que os eleitores não aprovam influência política de qualquer espectro no apoio aos candidatos.

Em um dos questionários, os entrevistados afirmaram por maioria que recusavam influência política, seja da esquerda, seja da direita.

Se um candidato tivesse apoio de lideranças políticas da esquerda, por exemplo, 35,91% disse que isto diminuiria a vontade de votar no candidato. So 18,26% disse que aumentaria a vontade. Um total de 31,67% disse que era indiferente.

Se um candidato tivesse apoio de lideranças políticas da direita, em comparação, 27,9% disse que isto diminuiria a vontade de votar no candidato. 21,62% disse que aumentaria. Neste caso, 36,98% disse que era indiferente.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada em agosto com mil entrevistados, tendo sido contratada por um grupo de grandes bancas locais, para definir o posicionamento na disputa.

A eleição local também é atrelada ao processo nacional porque os conselheiros eleitos nos Estados votam nas chapas nacionais.

A oposição nega que tenha pago a pesquisa.

De acordo com os números, a disputa entre os advogados estaria embolada entre situação e oposição.

O candidato da oposição Almir Reis aparece com 27, 16% das intenções de voto, na pesquisa estimulada. O candidato da situação Fernando Ribeiro aparece com 26,67% das intenções de voto. 40,365 disse que não sabe ou não respondeu quem preferiria no comando da OAB local.

Pois bem. E os cabos eleitorais?

Conforme a pesquisa, a atual gestão é bem avaliada. Apenas 8,07% diz que ela é ruim ou péssima (5,11%). Para 30%, a gestão Bruno Baptista é boa, ótima apontou 23,90% e regular ficou em 22,89%

No entanto, em outra questão da pesquisa, o atual presidente Bruno Baptista é citado por 7,31% como um nome que poderia influenciar na decisão de voto. Curiosamente, depois do nome do atual presidente da OAB, o segundo nome citado é o nome do oposicionista Almir Reis, com 2,47% das citações, a frente de nomes de vários outros ex-presidentes da ordem, como Ronnie Duarte ou Jayme Asfora.

No entanto, 37,80% afirmou não saber de nenhum nome ou 21,22% disse que ninguém teria este papel d einfkluenciar o voto na eleição local. A situação sugere que Bruno Baptista tem boa avaliação pessoal em sua gestão na OAB, mas poderá não ter tanta força para transferir votos para a chapa de situação.

37% disseram que o apoio dele seria indiferente e 9,75% disse que até mesmo diminuiria a vontade de votar. 30,44% disse que o apoio de Bruno Baptista aumentaria a vontade de votar em um candidato.

Felipe Santa Cruz

O levantamento também mostra que, entre os advogados locais, o presidente da OAB Nacional Felipe Santa Cruz não é um bom cabo eleitoral em Pernambuco. 27,32% disse que a gestão dele era péssima. 9,88% disse que era ruim. 20% disse que era boa e 14% disse que era ótima. Uma das explicações para o desgosto com o líder de classe seria o suposto uso político da entidade, considerando que vai sair candidato nas eleições do Rio de Janeiro e teria dado menos atenção às prerrogativas da categoria.


Renovação ou situação?

Ainda de acordo com os números de agosto, a maioria quer renovação (30,30%) e 27,10% afirmou que apoia a situação. No entanto, em aberto, 42,60% não sabe ou não opinou em relação à questão.

Rejeição?

Quando o quesito é a rejeição, o candidato oficial aparece na frente.

De acordo com os números, Fernando Ribeiro tem 18,89% das citações, enquanto Almir Reis aparece com 13,15% das citações.

 

Tags

Autor