tucanos

Em Caruaru, João Doria fala em pacto pelo Nordeste e promete acabar com obras paradas

Governador de SP, ao lado da Prefeita Raquel Lyra e lideranças pernambucanas, disse querer ouvir as necessidades da região

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/08/2021 às 15:54 | Atualizado em 28/08/2021 às 16:01
Notícia
X

Em visita a Caruaru, Pernambuco, pelas prévias do PSDB, o Governador de São Paulo, João Doria, afirmou, neste sábado (28), que teria uma profunda ligação com Nordeste e disse que estuda iniciativas diversas para atender demandas específicas de cada um dos nove estados.

“O Nordeste não precisa de piedade, precisa de oportunidade”, afirmou o governador tucano.

“As prévias têm me permitido viajar o Brasil, conhecer cada região e compreender as demandas locais. Cada Estado tem sua dinâmica econômica própria, por isso precisa de capilaridade”, disse, em entrevista coletiva no Shopping Difusora, ao lado da prefeita de Caruaru e presidente do PSDB em Pernambuco, Raquel Lyra.

À mesa, também estavam o presidente do PSDB, Bruno Araújo, o ex-governador João Lyra, e o ex-senador e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro Neto.

De acordo com sua assessoria, João Doria, filho de um deputado federal cassado pela Ditadura Militar em 1964, possui laços de sangue com o Nordeste. Seu pai, nascido na Bahia, deixou o país para viver no exílio.

“Eu sei o que é a batalha de um baiano, nordestino, para vencer as adversidades”, falou hoje.

Indagado pela imprensa sobre seus planos para a região Nordeste, Doria afirmou que irão abranger todas as áreas: de saúde ao empreendedorismo, com foco na geração de empregos e proteção social, estímulo ao empreendedorismo, à agricultura familiar, ao turismo, entre outros temas.

O tucano também foi perguntado se, caso vença as prévias e se consagre candidato à Presidência, retomaria as obras da Ferrovia Transnordestina. João Doria assegurou que sim.

“A obra mais cara para uma gestão é a obra inacabada. Em São Paulo nós desatamos os nós de todas as obras paradas. A última, nós vamos retomar em novembro, a do Rodoanel”. A Transnordestina era para ser entregue em 2016.

O tucano antecipou que tem ouvido prefeitos e governadores, como a anfitriã em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra.

“Queremos atender de forma mais assertiva possível cada demanda da região”, explicou.

O governador também defendeu uma forte política pública de qualificação profissional para preparar jovens para o futuro. E reforçou que faria pelo Brasil o mesmo que tem feito por São Paulo, alto investimento em educação. “É o que transforma o país, muda realidades. Eu sou exemplo disso”.

Doria lembrou que quando assumiu o Governo de São Paulo havia 364 escolas de tempo integral. Hoje, durante graças a sua administração, o número cresceu seis vezes e saltou para 1.878 unidades no Estado. E também destacou que, a partir de fevereiro de 2022, todas as escolas estaduais terão o ensino da língua inglesa implementado – desde a alfabetização ao ensino médio, com o programa Inglês para Todos.

Falando sobre Pernambuco, João Doria citou que, para além da vocação para turismo e a reconhecida força cultural, o Estado possui enorme potencial em tecnologia.

“Pernambuco tem enorme potencial em energia limpa, eólica e solar, que pode ser expandido para o restante do País”, afirmou, acrescentando que o Estado representa o segundo maior polo têxtil do Brasil e alta capacidade de agricultura irrigada.

Divulgação / Equipe João Doria
O governador de São Paulo visitou a Feira de Artesanato de Caruaru e passeou pela Via Parque, na manhã deste sábado (28) - Divulgação / Equipe João Doria


FEIRA DE CARUARU

Antes da entrevista coletiva e do evento Encontros do PSDB pelo Brasil, no Shopping Difusora, João Doria visitou a Feira de Artesanato de Caruaru, onde foi bastante festejado por visitantes e comerciantes da feira e reconhecido como “Pai da Vacina”.

O tucano também recebeu pedidos de fotos e tomou café da manhã regional ao lado de Raquel Lyra, João Lyra, Bruno Araújo e Armando Monteiro. Também estavam com João Doria o presidente do PSDB-SP, Fernando Alfredo, o coordenador da campanha pelas prévias, Wilson Pedroso, o ex-ministro Antônio Imbassay e o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares. No Polo Gastronômico da feira, inaugurado por Raquel, Doria escolheu comer bode, cuscuz nordestino e macaxeira.

A presidente da Associação da Feira de Artesanato de Caruaru, Socorro Silva, presenteou o governador com uma cesta de artesanato, como bonecos de barro.

“É uma honra recebê-lo aqui. Nós reconhecemos os esforços dele pela vacina contra a covid-19. Pedi que ele voltasse aqui mais vezes. Ele disse que voltará”.

Do presidente do PSDB, Bruno Araújo, João Doria recebeu um chapéu de vaqueiro, com a bandeira pernambucana bordada em couro. E usou na mesma hora.

Após a visita à feira, João Doria visitou, ao lado de Raquel Lyra, a Via Parque, obra realizada pela Prefeitura de Caruaru, que atravessa o município, com 8km de extensão, em formato de parque linear.

CONVÊNIO EDUCACIONAL

O Governador de São Paulo, João Doria, encerrou sua passagem por Caruaru na sede da prefeitura. Doria, a prefeita Raquel Lyra, o secretário estadual de Educação de São Paulo Rossieli Soares e o secretário municipal João Paulo Cêpa celebraram a assinatura de um convênio do programa Aprender Sempre – Recuperação e Aprofundamento, voltado para língua portuguesa e matemática, no ensino fundamental.

O projeto fornece materiais didáticos para reforço do desempenho escolar e instrumentos que visam combater a evasão. Os materiais irão beneficiar 43 mil alunos da Capital do Agreste.

“O trabalho que vocês fizeram em São Paulo na educação foi primoroso e agora estará na casa de 43 mil alunos da nossa rede municipal. A partir disso, chegaremos mais perto de cada estudante. Agradeço imensamente em nome do povo de Caruaru”, disse a prefeita.

Já o secretário paulista de educação, Rossieli Soares, valorizou o empenho da gestora: “Raquel tem feito um trabalho brilhante na educação. Pernambuco criou inclusive a Universidade do Agreste. É um grande prazer estar aqui em Caruaru e deixar as portas abertas para que a gente faça novas parcerias”. Doria finalizou o evento: “Não existe nada mais emocionante do que transformar vidas pela educação”.

 

Tags

Autor