atendimento à saúde

Câmara municipal promove audiência pública para tratar de pautas trabalhistas dos servidores do SAMU Recife

PSOL se aproxima de mais uma categoria profissional de servidores

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 30/08/2021 às 16:39 | Atualizado em 30/08/2021 às 16:39
Notícia
X

A vereadora Dani Portela promove nesta terça-feira (31) uma audiência pública para tratar das pautas trabalhistas das servidoras e servidores do SAMU Recife.

A audiência começa às 15h, com a presença de representantes dos servidores do SAMU, da secretaria de saúde e de finanças do recife e será transmitida pelo canal da Câmara dos Vereadores no YouTube.

Segundo dados da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), o SAMU Recife realizava, antes da pandemia do Novo Coronavírus, cerca de 2.000 atendimentos mensais.

Os profissionais do SAMU estão 24 horas por dia aptos a receber chamados para qualquer região da cidade, e são fundamentais no suporte à vida das e dos recifenses, uma vez que, na maioria dos casos, são os primeiros profissionais a prestarem auxílio à vítima de traumas, violência, desastres ambientais, portadores de doenças crônicas e, nesse contexto de pandemia pelo Novo Coronavírus, também a pacientes com síndromes respiratórias.

Um dos pontos levantados pelos profissionais Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do SAMU é a necessidade da estruturação de um Plano de Cargos e Carreiras mais exequível para a categoria, uma vez que, segundo os servidores, o atual plano é inacessível aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, o que atrapalha a progressão de carreira desses profissionais.

Outro ponto de grande importância relatado pelos servidores é sobre a carência de um Serviço de Medicina do Trabalho que atenda às necessidades desses profissionais. Eles relatam, sobretudo, questões relacionadas à saúde mental, uma vez que, em várias ocorrências, lidam com situações de extremo estresse emocional, como casos de violência, abusos, situações que envolvem crianças e idosos etc.

“Se esta categoria, por condições inadequadas de trabalho, exaustão, desestímulo ou quaisquer outras causas não puder desenvolver suas atividades com excelência e plenitude, isso compromete toda uma cascata de atenção à saúde da população recifense. Nesse contexto, ressalto a importância da Prefeitura da Cidade do Recife atentar para pautas de reivindicações da categoria”, afirma a vereadora.

Tags

Autor