previsibilidade

Estado de Pernambuco vai à Justiça contra União para manter mudança de capacidade de pagamento

O secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, disse ques não há alternativa a não ser judicializar. "Pernambuco fez um ajuste severo nas suas contas, atingiu todos os indicadores preestabelecidos pela União, e as operações foram suspensas", disse

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 31/08/2021 às 11:19 | Atualizado em 19/11/2021 às 18:39
Notícia
X

Diante da expectativa da União revisar uma nova metodologia de cálculo da Capacidade de Pagamento (Capag), o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, informou ao blog de Jamildo que o estado irá entrar na justiça para garantir o aval já concedido no início do ano.

A discussão se dá após uma portaria do Ministério da Economia que estabeleceu revisão de critérios para essas contratações.

Após uma série de critérios atendidos e o equilíbrio fiscal dinâmico alcançado por Pernambuco, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) concedeu a mudança na capacidade de pagamento de C para B, o que permitia o Estado retomar as operações de créditos para investimentos e desenvolvimento.

Após a publicação da nova portaria, algumas capitais como Salvador e Curitiba já entraram com ações na Justiça Federal de primeira instância, assim como estados de Piauí, Bahia e Sergipe que questionaram no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Uma série de Estados já estavam com o acordo assinado ou prestes a assinar. Cada Estado vai analisar o assunto, mas não há alternativa a não ser judicializar. Pernambuco fez um ajuste severo nas suas contas, atingiu todos os indicadores preestabelecidos pela União, e as operações foram suspensas”, disse o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha.

Tags

Autor