PATROCINADA

Atuação do Conselho Regional a favor da categoria marca o Dia do Profissional de Educação Física

CREF12 promove semana temática e fortalece a importância do incentivo às políticas públicas na área

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 01/09/2021 às 8:13 | Atualizado em 01/09/2021 às 18:42
Patrocinada
X

A atividade física traz benefícios e melhorias na qualidade de vida dos indivíduos. Essa prática, que deve ser conduzida com o auxílio de um profissional de educação física, pode mitigar riscos à saúde, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou diabetes. Com as restrições da Covid-19 ao longo dos últimos meses, colocar o corpo em movimento foi a escolha feita por muitas pessoas para se manterem ativas, ainda que em casa. E foi nesse contexto que os profissionais de educação física ganharam mais destaque, auxiliando na manutenção da saúde. E são esses mesmos profissionais que são celebrados no dia de hoje, 01 de setembro, Dia do Profissional de Educação Física.

Mas não é só por meio de exercícios físicos personalizados para cada pessoa ou acompanhando grupos em academias ou funcionais que a atuação desse profissional se resume. De acordo com a Lei Estadual 16609/2019, em Pernambuco, nesta semana é celebrada a “Semana Estadual do Profissional de Educação Física”, com proposta de difundir conhecimentos teóricos e práticos sobre questões de educação física; realização de campanhas educativas; cursos; exposições; pesquisas e seminários. Além dela, há ainda a "Semana Municipal do Profissional de Educação Física no Recife", através da LEI MUNICIPAL Nº 18.681/2019, sancionada em 2020.

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), reforçando esse comprometimento da área, preparou uma semana de atividades com foco nos profissionais de todo o Estado. Lúcio Beltrão, presidente do Conselho, alerta para a importância de políticas públicas.

“A gente entende que a educação física pode ser trabalhada em diversas políticas públicas - segurança pública, turismo, lazer, assistência social, além de saúde e educação, principalmente. Com a pandemia, a gente percebeu a importância do hábito do exercício físico, da prática, para que a gente possa mostrar para prefeituras e governos que ciclovias, parques e outras políticas públicas são importantes não só na capital, mas em todo o Estado”, comenta.

ATUAÇÃO POLÍTICA

Na presidência do CREF12 desde 2019, Lúcio Beltrão vem atuando e investindo ao longo da sua gestão, juntamente com a diretoria do Conselho, nessa aproximação com a sociedade, prefeituras e governos do Estado para manter o diálogo e fomentar iniciativas para a área. E os resultados já estão sendo possíveis de perceber.

"A gente assumiu o CREF e tentou aproximar o Conselho da categoria, dos profissionais de educação física, para atuação de excelência na área. Quando iniciamos a gestão, o CREF12 fiscalizava o exercício da profissão, em média, em 40% dos municípios. Já em 2019, no nosso primeiro ano, conseguimos 100% de fiscalização. Ano passado, mais de 90% dos estabelecimentos, mesmo na pandemia, foram fiscalizados. A gente tem tentado também atuar na questão política com projetos de lei que beneficiam a sociedade”, detalha Beltrão.

Ao longo dos últimos anos, ofícios para vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e Presidência da República estão sendo enviados pelo conselho. O objetivo é contribuir nos Projetos de Lei e nas políticas públicas de educação, saúde, esportes, segurança pública, ressocialização, turismo, lazer, assistência social, juventude, entre outras áreas transversais em que a Educação Física faz a diferença.

“A principal coisa que queremos sempre destacar é o diálogo que estamos construindo com as escolas, as secretarias, os governos e a sociedade para falar da educação física como pauta social, além da saúde”, ressalta o presidente do Conselho.

Entre a atuação desses projetos, podemos encontrar o pedido de inserção do profissional de educação física no SUS (Sistema Único de Saúde) e em locais como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e UBS (Unidade Básica de Saúde); apoio ao PL 3929/2019, que estabelece o mínimo de três horas-aulas semanais de educação física nas escolas de educação básica; lei Municipal para que os conteúdos/aulas de Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino e Médio sejam ministrados única e exclusivamente por professores(as) de Educação Física, licenciados(as) e registrados(as) no conselho profissional. Todas as articulações você pode conferir no site do Conselho.

Tags

Autor