mundo do direito

Eleições na OAB. Fernando Ribeiro acusa oposição de espalhar fake news

Fernando Ribeiro Lins também falou sobre realizações na CAAPE e propostas para a OAB-PE

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/09/2021 às 9:53 | Atualizado em 01/09/2021 às 10:59
Notícia
X

A campanha da OAB começa a esquentar e já tem acusações mútuas de fake news.

A chapa de situação informou que o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, e o presidente da CAAPE, Fernando Ribeiro Lins, foram alvos de ataques de perfis falsos durante um debate no Instagram promovido pelo blog Exame de Ordem e que, horas depois, "a classe da advocacia mostrou que não admite fake news e quer o avanço de uma pauta positiva nas entidades representativas".

Na tarde desta segunda, em almoço realizado no restaurante Catamaran, um grupo de advogados do segmento Imobiliário, Notarial e Registral levou apoio a Bruno, Fernando e Ingrid Zanella, apresentados como líderes do "Movimento Advocacia Mais Unida".

"A OAB-PE vai ter dois caminhos para escolher em novembro. Ou vai por um caminho em que vamos ter mais democracia, uma OAB-PE mais participativa e próxima do advogado, ou vai escolher retroceder nas conquistas, dar um passo atrás. Ou entrar em mais um período em que se continua a usar a verdade acima de tudo, não iludindo ninguém, sem falsas promessas, ou vai para o caminho da mentira. Porque é isso que nós temos presenciado. Ontem, no debate em que participei com Fernando, pessoas com perfis falsos entraram para disseminar fake news e atacar a gestão. É isso que nós queremos para a OAB-PE?", disse Bruno Baptista.

Fernando Ribeiro Lins, pré-candidato à presidência da OAB-PE, não citou o nome do adversário Almir Reis.

"Procuro demonstrar as diferenças entre as ações que o Movimento Advocacia Mais Unida tem realizado nas últimas semanas, marcadas por uma adesão forte e espontânea e por um clima amistoso, com atitudes que outros grupos têm colocado em prática. Melhor do que responder a fake news são atos concretos como o que estamos vendo aqui. Casa cheia, com um nicho tão importante da advocacia pernambucana, tantas caras novas. São ações como essa que representam a melhor resposta. Não podemos permitir que a independência da OAB-PE seja colocada de lado. Exatamente para que ela tenha a participação de absolutamente todos", disse o presidente da CAAPE.

Preterida na corrida interna para a presidência, a advogada Ingrid Zanella comentou "o caráter democrático e de inclusão que a atual gestão tem imprimido na OAB-PE".

"Eu entrei na OAB-PE como membro de comissão, fui presidente de comissão, da diretoria da ESA-PE e sempre tive uma voz construtiva dentro da entidade. A OAB-PE não tem muros. Não tem uma pessoa que queira ser parte, melhorar a classe, capacitar, de ser parte de um projeto coletivo, que não tenha sido abraçado pela nossa instituição. É por isso que a gente não pode ter um projeto individual. É preciso trabalhar para contemplar as questões de todos", afirmou a atual vice-presidente da OAB-PE.

A presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Érika Lócio, defendeu o que considera avanços alcançados pela atual gestão.

"Faço parte da CDI há mais de dez anos, quando existiam apenas cinco membros na comissão. Não existiam reuniões, discussão de pautas. Hoje temos 140 membros ativos, com grupos de trabalhos definidos de acordo com cada área", comentou.

Outro lado

O candidato de oposição Almir Reis usou as redes sociais para rebater as acusações, com a gravação de um vídeo.

"Uma vergonha o que esse pessoal faz. Politização partidária nas eleições da OAB.Vamos seguir falando de propostas e do futuro da advocacia de Pernambuco", afirmou a assessoria da oposição.

Tags

Autor