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'Viabilização do ramal de Suapec é vitória da bancada de Pernambuco e do Governo do Estado', diz Augusto Coutinho

Blog de Jamildo revelou nesta quinta em primeira mão o nome do grupo investidor em Pernambuco

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 03/09/2021 às 13:58
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DIEGO NIGRO / ACERVO JC IMAGEM
FERROVIA Obras da Transnordestina se arrastam desde 2006, ao custo de mais de R$ 6 bilhões investidos - FOTO: DIEGO NIGRO / ACERVO JC IMAGEM
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O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) comemorou o anúncio da formalização do interesse do Grupo Bemisa, um dos maiores do Brasil no ramo de exploração e exportação de minérios, em viabilizar a conclusão do Ramal de Suape da Ferrovia Transnordestina.

“Essa é uma vitória da bancada de Pernambuco e do Governo do Estado, que tratou essa questão de forma apolítica e apartidária. Nós iniciamos uma articulação importante para que esse ramal seja concluído. Ele é fundamental para o futuro de nossa economia”, destacou.

Augusto Coutinho coordena, ao lado do deputado Wolney Queiroz, a bancada pernambucana no Congresso Nacional.

A intenção do Grupo Bemisa foi anunciada nesta quinta-feira, 2, no Ministério da Infraestrutura, em Brasília. A empresa quer instalar um terminal de minério de ferro na Ilha de Cocaia, em Suape, e escoar, pela ferrovia, a produção de suas jazidas localizadas no estado do Piauí.

A expectativa é que sejam investidos R$ 5,7 bilhões e sejam gerados centenas de empregos em Pernambuco com a viabilização do ramal. O ramal ferroviário que faz a ligação entre Paulistana, no Piauí, até o Porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, tem 717 km de extensão.

A mobilização da bancada começou desde que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou, em uma live de um jornal em São Paulo, que o governo federal iria optar apenas por concluir o ramal da Transnordestina que liga ao Porto de Pecém, no Ceará, deixando o trecho pernambucano de fora. Ninguem no Estado tomou conhecimento e foi alertado pelo Blog de Jamildo.

Logo após uma reunião com o governador Paulo Câmara com Tarcísio de Freitas, a bancada também se reuniu com o ministro, que garantiu a publicação de uma Medida Provisória (MP) para viabilizar o Ramal de Suape.

A MP 1065/21 foi publicada nesta semana e deu condições para um novo operador assumir o ramal com destino ao porto pernambucano. O Ramal de Pecém continua sendo operado pelo atual concessionário da ferrovia.

“Desde o princípio, nós defendíamos a conclusão dos dois trechos, como estava previsto no projeto, tanto o Ramal de Pecém, como o de Suape”, comentou Augusto Coutinho. “Além disso, mostramos que, se fosse feita uma escolha, deveria ter sido optado pelo Ramal de Suape. Ele tem melhores condições de operação do que o trecho cearense. O Ramal de Suape é 100 km mais curto do que o de Pecém, além de ser uma alternativa ambientalmente sustentável e cerca de R$ 1,5 bilhão a menos para ser concluído”, disse o deputado.

 

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