reforma administrativa

Campanha dos professores instala dezenas de outdoors no Estado contra reforma administrativa e governo Bolsonaro

Os nove sindicatos que fazem parte do coletivo que lanço hoje a campanha de outdoors são Sindisprev, Aduferpe, Sintufepe/UFPE, Sindsep-pe, Adufepe, Adupe, Sindcontas, SindMPU, Sintrajuf-PE

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 03/09/2021 às 15:46 | Atualizado em 03/09/2021 às 15:49
Notícia
X

Ao chegar nesta sexta no Recife e depois em algumas cidades do interior, o presidente Bolsonaro (sem partido) e sua comitiva estão sendo ‘recepcionados’ por uma campanha de outdoors contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020).

A imagem dos painéis traz uma charge do presidente com um machado nas mãos quebrando os serviços essenciais à população – que estão distribuídos graficamente no mapa do país. Além disso, consta a frase: “ele quer acabar com os serviços públicos, diga não à Reforma Administrativa”.

A campanha foi lançada nesta sexta-feira (3) por nove sindicatos de servidores públicos - federais e estaduais – que instalaram mais de 50 outdoors contra a Reforma Administrativa, de autoria do Governo Bolsonaro.

As peças foram instaladas no Recife, Região Metropolitana e várias cidades do interior. Com essa campanha, as entidades pretendem esclarecer à população sobre o desmonte dos serviços públicos, o fim dos concursos e o ataque aos trabalhadores nas três esferas (federal, estadual e municipal), caso essa proposta passe no Congresso.

Atualmente, a PEC 32 está tramitando na Comissão Especial da Reforma Administrativa, na Câmara dos Deputados.

Nesta quarta (1), o relator da proposta na Comissão, o deputado Arthur Maia (DEM-BA), entregou o seu parecer ao presidente da Câmara, deputado Artur Lira (PP-AL) com alterações no texto original.
Na avaliação dos sindicalitas, a reforma aprofundaos efeitos deletérios da reforma, que visaria privatizar os serviços públicos.

O presidente da Comissão, deputado pernambucano Fernando Monteiro (PP-PE), afirmou que pretende colocar o texto em votação o mais rapidamente possível.

Com os outdoors, as entidades pretendem conquistar votos contrários à matéria.

Entre os deputados de Pernambuco que fazem parte da Comissão Especial, três já se posicionaram contrários à PEC: Tadeu Alencar (PSB), Milton Coelho (PSB) e Wolney Queiroz (PDT).

Declararam-se favoráveis os deputados Ossesio Silva (Republicanos) e Fernando Monteiro (PP). Já o deputado Sebastião Oliveira (Avante) está indeciso.

Em Serra Talhada, por exemplo, foram colocados quatro outdoors com mensagem direcionada ao deputado Sebastião Oliveira, questionando como será o seu voto na PEC da Reforma. Em vez de se posicionar sobre um assunto tão preocupante para o futuro do país, o parlamentar do Avante, que tem base eleitoral na região, encaminhou uma interpelação extrajudicial via Câmara dos deputados convocando as lideranças sindicais envolvidas na campanha para depor e pedindo a retirada das placas em um prazo de 10 dias.


“Com essa campanha, queremos que a população saiba quem defende os serviços públicos e quem quer destruí-los deixando o povo que mais precisa sem saúde, educação e assistência social”, afirma a presidente da Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe), professora Nicole Pontes.

“Essa PEC traz as mais profundas mudanças no serviço público do país e chega sem nenhuma discussão com a sociedade e os servidores públicos. A PEC retira conquistas de décadas de luta do povo brasileiro, sobretudo daqueles que mais dependem da ação do estado para garantir a sua sobrevivência”, disse a vice-presidente da Aduferpe, professora Erika Suruagy.

"A campanha de outdoors e os vários atos e mobilizações, como as que aconteceram no último dia 18 - realização da Feira dos Serviços Públicos na Praça do Diario e a caminhada pelo centro do Recife - promovidas pelas centrais sindicais e sindicatos, têm demonstrado a insatisfação do povo com a proposta do governo Bolsonaro de privatizar os serviços públicos. Outro ponto forte da campanha é a mobilização nas redes sociais das entidades, em todo país, com ‘chuvas’ de mensagens para os deputados, pedindo voto contrário à proposta", afirmam.

 

Tags

Autor