exclusivo

Carta de empresários de Pernambuco a Bolsonaro pede prioridade para infraestrutura no Nordeste

Conheça em primeira mão o documento do grupo Atitude, que fala em atenção ao desenvolvimento regional integrado e lista obras que estão travadas, a exemplo do Arco Metropolitano, ou sem manutenção, como a BR-232

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 03/09/2021 às 16:52 | Atualizado em 03/09/2021 às 21:08
Notícia
X

A carta-manifesto entregue nessa sexta-feira (3/9) pelo grupo multissetorial Atitude Pernambuco ao presidente da República, Jair Bolsonaro, no Recife, pede o destravamento de empreendimentos considerados estratégicos para a infraestrutura de Pernambuco e do Nordeste: o Arco Metropolitano (Grande Recife), a manutenção da BR-232 e a Ferrovia Transnordestina.

No documento, os empresários também solicitam que seja devolvida a autonomia do Porto de Suape, retirada pela União em 2013, no governo Dilma.

A entrega do documento acontece neste momento em uma reunião reservada, de caráter institucional e técnica, em que estiveram presentes os empresários e executivos dos negócios que integram o movimento.

“É necessário que todos os governantes participem da construção de consensos em torno de uma agenda propositiva que compreenda e promova o desenvolvimento econômico e social de cada uma de nossas regiões e que ao Nordeste seja dada uma atenção especial não apenas pelas demandas do nosso povo, mas também pela relevância da sua economia”, defende o grupo na carta.

Noutro trecho, a entidade ressalta que Pernambuco é “um hub logístico estratégico para a região, mas que vem sofrendo com a inexistência ou má conservação de eixos estruturadores importantes” e destaca os impactos desses gargalos não apenas para o Nordeste, mas para a competitividade do país

Obras estratégicas

“É inadiável a retomada da construção do Arco Metropolitano, obra decisiva para o destravamento do fluxo da BR-101”, argumenta o Atitude Pernambuco na carta. Sobre a duplicação da BR-232 – um dos principais eixos de desenvolvimento do estado - o manifesto afirma que “após quase vinte anos, o Governo Estadual e a União não conseguiram se entender sobre a conclusão da obra e responsabilidade pela manutenção”.

Em relação à Ferrovia Transnordestina, o documento sustenta que a obra “vem sendo afetada pelo descumprimento reiterado, por parte do operador, de obrigações definidas no contrato de concessão”.

A carta pede que se busquem consensos para que o ramal da ferrovia até Suape seja executado: “acreditamos que uma solução alternativa é viável para evitar que a região mais uma vez seja prejudicada”.

Quanto a Suape, a carta ressalta que “o porto teve sua autonomia retirada indevidamente pelo Governo Federal em gestões anteriores. Solicitamos a devolução da autonomia de Suape e a permissão para que se torne um terminal de uso privativo, o que permitiria a retomada de sua competitividade”.

Sobre o Atitude Pernambuco

O movimento Atitude Pernambuco é um think tank (gabinete estratégico para fomento de ideias) formado a partir do engajamento de 24 empresários e executivos de diversos segmentos, que de forma voluntária colocam seus conhecimentos e experiência para contribuir com soluções para os desafios do Nordeste e Pernambuco e na formação de uma sociedade mais justa.

Criado em 2018, o movimento formula e apoia ações, programas e projetos que tragam resultados efetivos para redução das desigualdades sociais, aumento da competitividade, aprimoramento do ambiente de negócios e estruturação de uma educação de qualidade e referência.

A entidade também diz que promove a formação de novas lideranças empresariais dedicadas a exercer participação cidadã e capazes de atuar ativamente na construção dos rumos do desenvolvimento socioeconômico do Estado.

FIEPE entrega documento ao presidente Jair Bolsonaro

O presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, esteve hoje com o presidente Jair Bolsonaro e outros empresários de Pernambuco para discutir o desenvolvimento do Estado e as demandas do setor industrial.

Na ocasião, teve a oportunidade de entregar ao chefe do poder público federal um documento com os principais pleitos, entre eles, um REFIS Nacional, a construção do trecho de Suape da ferrovia Transnordestina, a vinda da Escola de Sargentos do Exército e a conclusão do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima. Confira na íntegra:

Tags

Autor