Eleições 2022

Lideranças de partidos e entidades repudiam ameaças à democracia

Fórum pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/09/2021 às 9:15 | Atualizado em 07/09/2021 às 9:26
Notícia
X

A organização Direitos Já!, que reúne lideranças políticas de 16 partidos políticos e de diversas organizações sociais brasileiras, divulgou manifesto repudiando ameaças do Poder Executivo à democracia e à Constituição Brasileira. Veja os termos, abaixo.


EM DEFESA DA ORDEM DEMOCRÁTICA

A tradição constitucional brasileira, de freios e contrapesos capazes de fazerem robusta nossa jovem democracia, está sob risco para servir a um projeto de orientação fascista, capitaneado pelo próprio chefe do Poder Executivo. Jair Messias Bolsonaro ensaia “cruzar o Rubicão” ao se insurgir contra decisões legítimas do Poder Judiciário e acirrar seguidores contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros.

Tão grave quanto, o presidente convulsiona o tecido social ao promover campanha de armamento de cidadãos, apropriar-se de data nacional, a Independência, e convocar milicianos armados às ruas em marcha contra um pilar do sistema democrático.

O momento, de grande tensão, impõe a vigilância dos setores democráticos. Motivo pelo qual a Direitos Já! Fórum pela Democracia lança este alerta em manifesto.

Bolsonaro encena uma crise política, com atos de golpismo explícito, para desviar a atenção do desemprego que grassa; da fome que campeia; da grave devastação ambiental, que acelera a crise hídrica e energética; e da inflação, já definitivamente em ascensão.

Sigamos atentos e vigilantes neste Sete de Setembro. Que fique garantido àqueles que queiram protestar em favor do presidente que possam fazê-lo de modo ordeiro. No entanto, que qualquer atitude atentatória à independência dos poderes, ao primado da lei e à liberdade dos cidadãos seja duramente reprimida e debelada pela autoridade da Constituição, na defesa da ordem democrática.
Direitos Já! Fórum pela Democracia


Direitos Já! Fórum pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Reúne, desde 2019, lideranças de partidos políticos, organizações da sociedade civil e 10 mil cidadãos mobilizados com um consenso: a defesa da democracia. Partidos com lideranças políticas no Direitos Já!: PDT, MDB, PSB, PCdoB, PSOL, PSL, PT, PSDB, PV, Rede, Podemos, Solidariedade, Cidadania, PL, DEM e PSD.

Tags

Autor