Nota oficial

STF promete resposta a Bolsonaro nesta quarta-feira

A novela institucional continua

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/09/2021 às 19:26 | Atualizado em 08/09/2021 às 0:24
Notícia
X

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, vai fazer um discurso no plenário amanhã (8), antes da sessão de julgamentos, em resposta aos ataques do presidente Jair Bolsonaro.

Pela manhã, em Brasília, o presidente disse que Fux deveria enquadrar os ministros para o Judiciário não "sofrer aquilo que não queremos. À tarde, em São Paulo, Bolsonaro disse que não cumprirá ordens do ministro Alexandre de Moraes.

Fux prepara um discurso dando aviso claro que ordem do Supremo devem ser cumpridas e que a Corte não se curvará a ameaças. O presidente do tribunal teve a ideia de responder institucionalmente às falas de Bolsonaro e conversou nesta tarde individualmente com os demais ministros. Todos concordaram que seria importante o tribunal marcar uma posição diante da atitude do mandatário.

Apesar de terem visto como ameaça as falas de Bolsonaro, ministros do STF falaram reservadamente à coluna que seguem não acreditando em possibilidade de golpe de Estado ou de ruptura institucional.

Um dos ministros ponderou quem uma coisa é o discurso do presidente, outra coisa é a atitude que ele adota. Esse ministro lembrou que Bolsonaro já anunciou que descumpriria ordem do Supremo, mas, até agora, não fez isso.

Tags

Autor