2022 E 2024

Integrantes do PDT apostam no presidente da Juventude da sigla no Recife para ampliar espaços no Legislativo em Pernambuco

O presidente da Juventude do PDT no Recife é tratado como "tesouro" para as próximas disputas eleitorais.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 16/09/2021 às 10:30 | Atualizado em 16/09/2021 às 10:44
Notícia
X

Visto por dirigentes do partido como "sensação do momento no PDT", o presidente da Juventude da sigla no Recife, Arthur Godê, tem seu nome defendido para ajudar no volume de votos da chapa de deputados estaduais da legenda nas eleições de 2022.

Estudante de Ciência Política, Arthur é secretário de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife. Segundo membros da sigla, a nomeação foi por indicação da vice-prefeita Isabella de Roldão, de quem Godê se aproximou em 2020.

"Ele é a sensação do momento no partido no Recife, tem se destacado na militância do PDT, é ativo nas redes sociais e é uma cria do PDT é isso é o principal para a gente dentro do ano (2022) de defesa mais firme do projeto nacional de Ciro Gomes", diz um membro da direção estadual pedetista, sob reserva de fonte.

Nos bastidores do PDT, é dada como certa a candidatura de Arthur Godê a vereador do Recife em 2024. Para 2022, apesar da defesa do nome por dirigentes partidários para ser candidato a deputado estadual, ele tem dito a interlocutores que a prioridade no ano que vem será defender a postulação de Ciro Gomes à Presidência da República.

O presidente da Juventude do PDT do Recife era mais próximo ao deputado federal Túlio Gadêlha, da ala pedetista crítica ao PSB, antes do pleito de 2020. Na campanha do segundo turno pela Prefeitura do Recife, Arthur Godê se engajou na campanha de João Campos, se aproximando, dessa forma, do grupo de Isabella de Roldão.

O PDT quer lançar o máximo possível de candidatos com potencial de votos em 2022 em Pernambuco, sobretudo se for confirmada a tendência do Senado Federal rejeitar as coligações partidárias para disputas proporcionais do Legislativo. Nesse cenário, a sigla vai ter que montar uma chapa própria mais robusta.

Panorama do PDT

Além de Arthur Godê, são cotados no PDT para a disputa de deputado estadual José Queiroz, que deverá tentar a reeleição, Fábio Fiorenzano, presidente municipal da sigla, o advogado Pedro Josephi, o vereador de Vitória de Santo Antão André Carvalho, o ex-vereador de Paulista Fábio Barros, entre outros.

No campo majoritário, com a possibilidade de aliança entre PSB e PT para as eleições de 2022 no plano nacional, com os peessebistas eventualmente apoiando Lula para presidente, o PDT poderá estar em outro palanque na disputa de Pernambuco. O pré-candidato a governador pela oposição, Miguel Coelho (DEM), é bem visto pela direção do PDT e tem boa relação com o presidente da sigla em Pernambuco, deputado federal Wolney Queiroz.

Pelo PSB, o candidato deverá ser o ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, que tem negado que será candidato a governador em 2022.

Tags

Autor