levantamento de Opinião

Aumenta a preocupação com a queda do poder de compra e a recuperação do orçamento familiar na região Nordeste

Percepção da população segue tendência de pessimismo registrada nas pesquisas anteriores do Radar Febraban

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 16/09/2021 às 13:07 | Atualizado em 16/09/2021 às 13:08
Notícia
X

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a análise de especialistas que mostram otimismo com o crescimento da economia em 5%, mesmo faltando 4 meses para o final do ano, a opinião pública do Nordeste segue preocupada com a recuperação da economia, segundo pesquisa do Radar Febraban para a região.

Os dados revelam que 72% dos nordestinos acreditam que a economia só vai se recuperar a partir de 2022.

Em junho, esse percentual era de 71%. O otimismo da região para o próximo ano é ligeiramente superior à média nacional (68%).

Para 48%, o poder de compra vai encolher nos próximos seis meses.

Em junho, essa avaliação era compartilhada por 47% das pessoas.

Essas são algumas das principais conclusões da nova pesquisa para a região Nordeste, realizada entre os dias 2 e 7 de setembro pelo IPESPE, que ouviu 3 mil pessoas, maiores de 18 anos, em todo o país.

O número daqueles que aguardam a recuperação financeira da família apenas em 2022 manteve-se estável: 55%. Mas a parcela dos que achavam que essa situação iria melhorar ainda este ano diminuiu, de 23% em junho para os atuais 18%.

Aumentou também o número de entrevistados que acreditam num aumento da taxa de juros no próximo semestre: 78%, contra 74% verificados em junho.

A pesquisa mostra que 29% acreditam no aumento do acesso ao crédito para pessoas físicas e empresas, a menor taxa entre todas as regiões no país.

Um indicador que registrou queda foi a expectativa de aumento do desemprego (55% hoje, era de 57% em junho).

Divulgação
Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), responsável pela pesquisa. - Divulgação

Imagem dos bancos

Além da avaliação da economia e do consumo, o Radar Febraban verificou a opinião pública sobre a imagem dos bancos e sua cobertura pela imprensa.

“A credibilidade no setor bancário alcançou os patamares mais elevados de opinião positiva desde o início da série histórica do estudo: confiança nos bancos; satisfação com o atendimento bancário; avaliação positiva da contribuição dos bancos para o desenvolvimento da economia, a ajuda ao país, à sociedade e aos clientes no enfrentamento da pandemia, a geração de empregos, e a melhora da qualidade de vida das pessoas”, aponta o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), responsável pela pesquisa.

A confiança da região nos bancos (58%) é maior do que a das fintechs (53%). A população considera positiva a contribuição dos bancos para o desenvolvimento da economia (59%), geração de empregos (54%), qualidade de vida (45%) e enfrentamento da crise do novo coronavírus (52%). A satisfação com o atendimento dos bancos alcança 71%.

Tags

Autor