Opinião

Movimento Livres diz que Bolsonaro nunca teve compromisso com liberalismo

Movimento diz que defende liberdade democráticas

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 17/09/2021 às 17:40 | Atualizado em 17/09/2021 às 18:22
Notícia
X

O contrário de fascista é liberal por inteiro

Por Francisco Layon, coordenador do Movimento Livres, em Pernambuco.
A sociedade está cansada de saber dos esforços depreendidos para que o Brasil pudesse vencer a ditadura militar. Naquele momento, diferentes lideranças uniram-se para que fosse possível vencer o autoritarismo e, por fim, estabelecer a democracia, independente da corrente político-ideológica.

Não vivemos uma ditadura, como a iniciada em 64, mas não precisa de muito empenho para entender que, desde a constituinte, jamais houve um momento de tamanho risco à democracia no Brasil. Não se trata tão somente de flertes com autoritários ou palavras postas fora de contexto, mas sim de graves ameaças feitas pelo ‘gestor’ máximo do Planalto.

Por muito tempo se discutiu e até viu-se alguns liberais apostando no governo Bolsonaro, mas não pelo presidente, e sim por acreditar na possibilidade da implementação de uma agenda econômica liberal por Paulo Guedes. Mentira! Guedes não representa o liberalismo dentro desse governo, nada representa!

Institucionalmente, talvez, somente, o movimento Livres tenha sido claro e francamente contrário ao governo Bolsonaro, entre os liberais. Estávamos certos! Nunca acreditamos na capacidade ou sequer na possibilidade de uma agenda liberal nesse governo. Ora, não precisava de muito para descredibilizar o Jair e cia.

No governo não há reforma, não há privatizações, na forma que se prometeu. Óbvio! Bolsonaro é estatizante, autoritário, militarista, intervencionista e antidemocrático. Distanciamento de toda esta agenda iliberal e ser oposição é, no mínimo, bom senso para qualquer liberal que se preze.

Se for para garantia da democracia liberal, se for contra autoritarismos, se for por eleições limpas, podem contar com os liberais! Como pernambucanos, vamos honrar o legado deixado por Frei Caneca e tantos outros. Seremos ativos e combativos em nome da democracia!

Nossas diferenças não serão apagadas, nem mesmo postas para fora do jogo, mas na verdade estarão no banco de reservas, guardadas para próxima fase do campeonato. Primeiro vamos garantir a democracia e, depois, vamos discutir aquilo que nos divide.

Para que possamos discordar dos diferentes, hoje, antes de mais nada, em defesa da democracia liberal somos #ForaBolsonaro!
Francisco Layon é bacharel em Direito pela UNICAP, pós-graduando em Direito Constitucional e coordenador do Movimento Livres, em Pernambuco.

Tags

Autor