educação

Lula fala em homenagem à Paulo Freire em evento de centenário do educador

Educador pernambucano foi transformado em mito pela esquerda e é usado na política

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/09/2021 às 14:20 | Atualizado em 18/09/2021 às 15:38
Notícia
X

O Centenário de Paulo Freire será comemorado em um evento virtual no formato live transmitido pelo YouTube, neste domingo (19), dia em que o educador celebraria o aniversário de 100 anos.

A programação se estende até segunda-feira (20).

A live será composta de ato político, pedagógico e cultural, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quatro ex-ministros da Educação do Brasil (Cristovam Buarque, Tarso Genro, Aloizio Mercadante, Renato Janine Ribeiro) e do atual ministro da Educação da Bolívia, Prof. Adrián R. Quelca Tarqui. Todos participarão do domingo, 19.

O ex-presidente Lula disse considerar Paulo Freire um símbolo de resistência do Brasil na luta pela educação de qualidade para todos.

“Paulo Freire é um personagem sem precedentes. Dizem que a cada século nasce um gênio em uma nação. Não sei se nascerão mais, mas Paulo Freire é o nosso. Eu tive o prazer e a honra de conviver com ele e comemorar seu centenário é comemorar sua história e legado”, afirma Lula.

A programação cultural conta com a presença de artistas como Alceu Valença, Silvério Pessoa, Mariane Bigio e outros. Participarão, também de forma virtual, escritores como Mário Sérgio Cortella, Frei Betto e Leonardo Boff.

No dia 20 de setembro, educadores e lideranças sindicais de mais de 12 países debatem o legado de Paulo Freire, vozes do Continente Americano, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano.

O Evento é promovido pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação).

Tags

Autor