Paraíso tropical

Governo de Pernambuco quer 'privatizar' ponto turístico de Fernando de Noronha

A empresa privada poderá cobrar ingressos e faturar com a cessão do espaço para shows, por exemplo.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 20/09/2021 às 10:31 | Atualizado em 20/09/2021 às 10:32
Notícia
X

O Governo de Pernambuco lançou edital de licitação para "privatizar" um importante ponto turístico de Fernando de Noronha, o Forte dos Remédios.

Segundo o edital oficial, a concessão administrativa do Forte dos Remédios durará 10 anos. Leva a empresa privada que oferecer o maior valor mensal pelo equipamento público.

O Governo de Pernambuco está exigindo, no mínimo, R$ 148.428,91 (cento e quarenta e oito mil quatrocentos e vinte e oito reais e noventa e um centavos) mensais ou 10% (dez por cento) sobre o faturamento bruto de todas as receitas auferidas, prevalecendo o maior valor.

A empresa privada poderá cobrar ingressos e faturar com a cessão do espaço para shows, por exemplo.

A licitação está sendo conduzida pela autarquia Distrito de Fernando de Noronha, do Governo do Estado.

A data prevista de abertura das propostas das empresas interessadas será em 20 de outubro.

O Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha localiza-se ao norte da ilha de Fernando de Noronha, no arquipélago de mesmo nome, no estado de Pernambuco, no Brasil.

Em posição dominante sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, constituiu-se na principal estrutura de defesa da ilha e do arquipélago. Sobre os remanescentes da antiga posição neerladesa que defendia o ancoradouro, estas tropas iniciaram a construção do chamado Forte dos Remédios, com projeto do Engenheiro militar Diogo da Silveira Veloso, sob a direção do próprio Tenente-coronel João Lobo de Lacerda.

Em alvenaria de pedra e cal, a sua planta recebeu a forma de um polígono irregular orgânico com quatorze ângulos (nove salientes e cinco reentrantes), quatro edificações ao centro do terrapleno e baterias corridas, à barbeta.

Tags

Autor