Educação

Alcides Cardoso questiona Prefeitura do Recife por anular compra de 40 mil tablets para estudantes da rede municipal de ensino

Oposição ataca licitações da PCR com regularidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 21/09/2021 às 16:37 | Atualizado em 22/09/2021 às 11:12
Notícia
X

O vereador Alcides Cardoso (DEM) informou ao blog nesta terça-feira que pediu explicações à Prefeitura do Recife (PCR), sobre a anulação de um empenho de R$ 37,6 milhões referente à compra de 40 mil tablets destinados à rede municipal de ensino, detectado pelo seu gabinete no sistema de pagamentos da Prefeitura.

"Este empenho foi emitido no dia oito de setembro e anulado na sua totalidade há sete dias. A Prefeitura deve se pronunciar sobre o verdadeiro destino desta compra, afinal de contas existe um atraso de quase dois meses na entrega desses tablets e os estudantes estão sendo prejudicados mais uma vez", declarou.

O democrata dsse que, ontem, após uma auditoria, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) alertou a Secretaria de Educação do Recife para que a pasta corrija falhas identificadas na licitação de compra dos tablets, que fazem parte do programa EducaRecife e foram anunciados pela PCR em junho passado aos custo de R$ 55 milhões.

Até o momento, somente 1,5 mil aparelhos foram entregues a alunos da Educação Especial.

De acordo com o vereador, entre os erros apontados na auditoria do TCE-PE constam, por exemplo, pesquisa de preço sem amplitude suficiente para atingir valor de mercado dos tablets, ausência de análise crítica dos preços cotados e falta gestores e fiscais do contrato.

Além disso, o órgão também apontou restrição de participação de consórcios de empresas na licitação e ausência de análise técnica detalhada da proposta da empresa vencedora para fornecer os aparelhos.


Veja nota da Secretaria de Educação do Recife

A Secretaria de Educação do Recife informa que o processo licitatório para a aquisição de tablets para o Programa EducaRecife segue em andamento.

"Não houve interrupção. Esclarecemos que apenas o empenho previamente emitido foi anulado, sem nenhum prejuízo para o andamento do processo, e novo empenho será emitido antes da assinatura do contrato, após a verificação do atendimento de todos os requisitos e documentos previstos no edital de licitação, por parte da empresa vencedora. O processo de aquisição dos equipamentos está transcorrendo normalmente, inclusive com as providências em andamento para entrega dos tablets pelo fornecedor. A Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com este importante processo de aquisição de equipamentos para beneficiar os estudantes da rede municipal do Recife", informa.

 

Gabinete do vereador Cardoso
O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu explicações à Prefeitura do Recife (PCR) - Gabinete do vereador Cardoso

Tags

Autor