Petrolina no Recife

'Não podemos repetir os erros da eleição do Recife', diz Miguel Coelho

Neste sábado, o prefeito de Petrolina vai se filiar ao Democratas, de olho no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 25/09/2021 às 8:25 | Atualizado em 25/09/2021 às 9:01
Notícia
X

Depois de lançarem uma nota firmando uma aliança para 2022, pela oposição, na quinta, Anderson Ferreira e Raquel Lyra não vão prestigiar a filiação de Miguel Coelho, neste sábado. Raquel Lyra viajou para os EUA. Ferreira já havia marcado compromisso.

Miguel não passou recibo.

“O lançamento desta frente foi bom para a oposição. Vai facilitar a construção do diálogo. Estamos na mesma sintonia. Como fazer? Cada um vai ter a sua proposta”, afirma.

“Temos que estar combinados. Não podemos repetir o Recife (derrota para João Campos). Com humildade e serenidade. Nenhum partido, por maior que seja, tem capacidade de ganhar sozinho desta máquina"

Ruídos na largada

A saída da deputada Priscila Krause, do Democratas para o PSDB, é uma possibilidade concreta. A decisão não foi tomada. Neste sábado, ela irá à filiação de Miguel Coelho ao DEM, mas existe de fato um desconforto porque o projeto pessoal dela era trabalhar para que a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, fosse eleita governadora.

Quando o projeto de Miguel Coelho de ingressar no Democratas se concretizou, a deputada chegou a ir a Brasília conversar com as lideranças nacionais, mas a decisão já estava tomada. O pacote pronto causou desconforto. Miguel e a deputada chegaram a conversar, olho no olho, mas não se sabe o teor do encontro. O que se sabe é que foi uma conversa bastante franca.

De acordo com informações de bastidores, a relação de lealdade dela com o ex-deputado federal Mendonça Filho pode pesar na decisão final. Priscila tem uma relação pessoal bastante forte com Raquel, razão pela qual não poderia abraçar “goela abaixo” a alternativa Miguel Coelho, conforme interlocutores.

O prefeito de Petrolina pode ter problemas com o próprio PSL. Rumores dão conta de que o presidente do PSL, Luciano Bivar, não estaria lá muito satisfeito com a opção de apoio a Miguel Coelho, por conta da proximidade com o bolsonarismo. Bivar já disse mais de uma vez que quer distância de Bolsonaro, depois das brigas públicas que tiveram. A conferir.

Afagos

Em evento com a imprensa, nessa sexta, Miguel Coelho abriu o discurso com elogios à história de Priscila Krause no  Democratas.

“Ela tem muito a contribuir com o futuro de Pernambuco”, disse. “O projeto não é de Miguel, é do DEM. O PL tem projeto, O PSDB tem projeto, qual o frisson que o DEM não pode ter projeto?”, explicou à coluna.


Acomodação

O deputado Antônio Coelho comentou que são reais as diferenças entre Bolsonaro e Luciano Bivar, mas que o presidente do PSL encontrará a melhor forma de acomodar a força dele à campanha majoritária, com a distância que julgar necessária. “Em um palanque múltiplo, não pode ser diferente”

Podem vir

Questionado qual seria o cenário ideal para as eleições de 2022, o deputado Antônio Coelho elegeu Geraldo Julio como alvo. “Como prefeito, saiu desgastado. Não está nem conseguindo acompanhar Paulo Câmara nas andanças”, citou. Miguel Coelho saiu pela tangente. “Adversário não se escolhe”.

Na lata

Ninguém pode reclamar que Miguel Coelho não tem foco. A quem perguntava pela ausência do senador FBC, pai dele e líder do governo Bolsonaro no Senado, ele explicava que era para os repórteres não misturarem as pautas. “Vocês iam passar a noite perguntando sobre a CPI da Covid”, respondia com bom humor. 

Pelas redes sociais, o prefeito também mandou mensagem aos eleitores.

Tags

Autor