Deputados estaduais

Secretaria rebate Antônio Coelho e comenta programa Professor Conectado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/09/2021 às 17:30 | Atualizado em 27/09/2021 às 17:30
Notícia
X

Veja a nota oficial, abaixo

Recebemos com bastante estranheza as críticas realizadas pelo deputado Antônio Coelho na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco sobre o Programa Professor Conectado. Pelo que podemos observar, o deputado desconhece a realidade do mercado, os termos do programa e as necessidades dos profissionais da educação de Pernambuco. Por este motivo, é importante tornar público alguns esclarecimentos.

Em primeiro lugar, destacamos que ainda enfrentamos um cenário de pandemia, onde a demanda por equipamentos cresceu exponencialmente e, por isso, há uma escassez de produtos no mercado. Por este motivo, os prazos de entrega estão sendo maiores e, em muitos casos, não há equipamentos suficientes para pronta entrega no mercado. Já sabendo da alta demanda de adesões ao programa, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) optou realizar a compra dos equipamentos para o programa Professor Conectado através do modelo de credenciamento dos fornecedores, viabilizando a participação de várias empresas que, somando suas capacidades, podem atender ao volume de pedidos da rede.

É importante salientar que os fornecedores habilitados deverão atender a especificações técnicas estabelecidas pela SEE/PE. Essas exigências foram traçadas com base nas necessidades diárias dos profissionais de educação, visando a aquisição de equipamentos modernos e duráveis.

Entre os requisitos exigidos para a adesão ao programa estão, todos os equipamentos do programa devem ter processadores de última ou penúltima geração, sendo obrigatória a oferta de soluções com os melhores fabricantes/famílias de processadores para uso pessoal do mercado. Além disso, é obrigatório o uso do sistema operacional Windows 10 em sua versão Professional, 8Gb de memória com tecnologia DDR4 com frequência de 2666 MHz, bem como armazenamento com a tecnologia SSD, que garantem um conjunto com desempenho adequado para o professor no desenvolvimento de suas atividades. Ainda, as empresas fornecedoras precisam oferecer garantia total de 36 meses sendo obrigatório, inclusive, o fornecedor ter assistência técnica física em todas as regiões do estado.

Todo esse processo foi concebido pelo programa “Professor Conectado”, que está previsto na Lei nº 17.322/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 50.873/2021 e pela Portaria SEE Nº 3569.21, que estabelecem um valor máximo de R$ 4700 pelo produto. Este valor é considerado bastante competitivo e foi estabelecido com base em consultas públicas e com total transparência do mercado.

Tags

Autor