Recife

Prefeitura do Recife vai manter serviço de limpeza urbana com contrato emergencial até conclusão da licitação definitiva

Contrato de transição terá duração de até seis meses, enquanto a licitação em curso para contratação do serviço é finalizada

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/09/2021 às 8:28 | Atualizado em 28/09/2021 às 8:46
Notícia
X

Os serviços de limpeza e coleta de lixo serão mantidos no Recife, mesmo com a briga das empresas na Justiça em torno da mais recente licitação. A Prefeitura publicou, na edição do Diário Oficial do Município desta terça (28), os termos do processo para a contratação em caráter emergencial.

A medida vai permitir a manutenção da coleta de lixo, varrição das ruas, capinação e limpeza das praias, praças, mercados, feiras livres e outros espaços públicos.

O valor do contrato é de R$ 17 milhões por mês, com duração de até seis meses.

O contrato de transição foi necessário para manter a limpeza da cidade até a conclusão do atual processo de licitação em curso.

Para dimensionar a importância do Serviço de Limpeza Urbana da cidade, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) estima em 3000 (três mil) toneladas, por dia, os resíduos sólidos que são recolhidos, transportados e recebem destinação ecologicamente correta no Recife.

Licitação foi parar na Justiça pro briga das empresas

A licitação para a contratação definitiva do Serviço de Limpeza Urbana da cidade está em andamento. Todo o processo vem sendo conduzido em contato direto e seguindo as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

O novo edital prevê diversas inovações, como o uso de GPS nos contenedores dos garis para monitoramento do serviço em tempo real, aumento em 50% da frota da coleta seletiva e a duplicação do número de Ecoestações.

Segundo a PCR, haverá, ainda, a substituição de duas mil papeleiras antigas por outras de modelo mais novo e instalação de mais três mil para proporcionar maior oferta de descarte de lixo às pessoas; aquisição dois Ecobarcos para dobrar a área de atuação na coleta em rios e mangues da cidade; e a substituição de todos os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.Vs) por um modelo mais resistente, junto com a implantação de mais 600 novos equipamentos em pontos estratégicos, reforçando a coleta seletiva do Recife.

Tags

Autor