Emprego público

Fenafisco convoca servidores para ato público contra a reforma administrativa, nesta terça

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/09/2021 às 14:00
Notícia
X

A Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) convocou os sindicatos filiados para aderirem ao Ato Público Contra a PEC 32, da reforma administrativa, que acontecerá no dia 28 de setembro, às 16 horas, em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A ação é em conjunto com entidades vinculadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado.

"O texto-base da reforma administrativa aprovado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados na última semana favorece o domínio do setor público por políticos, libera a terceirização de praticamente todos os serviços públicos e ameaça a realização de concursos com a liberação de contratos temporários de até anos. O texto permite, ainda, o corte de 25% na jornada e salário de servidores, colocando em risco a prestação de serviços e gerando sobrecarga de trabalho", dizem.

Nesta semana, a PEC 32/2020 pode ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados. São necessários 308 votos para aprovar o texto. Entre esta terça-feira e a próxima quinta-feira, as entidades permanecerão mobilizadas contra a PEC 32.

Sindicatos pressionam deputados contra PEC 32 no Aeroporto do Recife

No Recife, os deputados federais por Pernambuco que embarcavam para Brasília na madrugada desta terça-feira (28) foram recebidos por uma manifestação contra a PEC 32 (Reforma Administrativa), organizada por sindicatos. Com o mote "Se votar, não volta", a mobilização marcou presença às 4h da manhã.

O objetivo foi "conscientizar os parlamentares" sobre os danos da proposta do Governo Federal ao serviço público, além de alertar para o fato de que ano que vem tem eleição e os servidores estão vigilantes.

A mobilização foi organizada pelos sindicatos dos servidores da Justiça Federal (Sintrajuf-PE), da Universidade Federal Rural (ADUFERPE), da Saúde e Previdência Social (SINDSPREV-PE), Professores da Rede Municipal de Olinda (SINPMOL), do Ministério Público (SINDSEMPPE) e do Tribunal de Contas (Sindicontas-PE), que, juntos, representam milhares de servidores públicos em Pernambuco.

Na semana passada, a Comissão Especial da Câmara formada para analisar a PEC 32 aprovou a proposta.

Após sete relatórios e oito parlamentares titulares trocados, o substitutivo do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), foi aprovado com 28 votos a favor e 18 contra.

Eleitos por Pernambuco, os deputados Milton Coelho, Sebastião Oliveira e Wolney Queiroz votam contra.

Já Fernando Monteiro votou a favor e está na mira dos servidores, com diversas postagens nas redes sociais.

Tags

Autor